Casa da Lomba pode ser restaurada em Novo Hamburgo

Casa da Lomba pode ser restaurada em Novo Hamburgo

Custo da obra pode passar de R$ 1 milhão

Stephany Sander

Prédio está interditado desde 2017

publicidade

Interditada desde 2017, a Casa da Lomba, prédio histórico localizado no bairro rural de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, pode ser restaurada. Na última sexta-feira, uma comitiva esteve no local, que vem sendo alvo de invasões e depredações nos últimos anos.

A vistoria foi conduzida pelos vereadores Felipe Kuhn Braun, Nor Boeno e Enio Brizola, presidente da Comissão Especial em Defesa do Patrimônio Histórico de Novo Hamburgo, retomada no mês passado, e que vem debatendo o tema a pedido de moradores.

O secretário de Obras de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira, e o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, também participaram da ação, que contou com a presença da presidente da Associação Cantalomba, de moradores do bairro, Jacinta Scalcon. Conforme ela, diversas atividades eram desenvolvidas pela entidade no local quando ocorreu a interdição sob alegação de que representava risco e necessitava de reforma. 

Um projeto de restauro foi iniciado em 2015, mas em razão do agravamento da situação do prédio, é necessário atualizar o estudo, levando em conta itens como a umidade do local, a presença de cupins na casa, o descolamento de alvenarias, erosões e fissuras estruturais. Entre as medidas mais urgentes que devem ser feitas para combater a infiltração e deterioração do assoalho, está o bloqueio das portas e janelas, para que não haja invasão e depredação, e substituição das telhas, que estão muito danificadas. 

Além disso, uma reunião deve tratar do tema com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O levantamento dos custos para obra, que pode ultrapassar R$ 1 milhão, está em fase final, com expectativa de ser concluído na próxima semana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895