Casarão incendiado será tombado em Novo Hamburgo

Casarão incendiado será tombado em Novo Hamburgo

Imóvel é de propriedade particular, com data de construção estimada em 1845, e tem grande valor histórico para a cidade

Stephany Sander

Donos poderão angariar recursos por meio de lei de incentivo para o restauro e manutenção do espaço

publicidade

Foi aberto nesta quinta-feira, o processo de tombamento do Casarão Friedrich, localizado na Estrada Germano Friedrich, no bairro Guarani em Novo Hamburgo. O imóvel é de propriedade particular, com data de construção estimada em 1845, e tem grande valor histórico, arquitetônico e cultural para o município. No último dia 2 de fevereiro, um incêndio atingiu parte do segundo andar da casa. 

“Sabemos que a família Friedrich tem tratado este imóvel com extremo carinho, não medindo esforços para mantê-lo preservado e precisamos reconhecer este esforço. O ato de tombamento vai prestar este reconhecimento, além de viabilizar possíveis parcerias na manutenção do local, principalmente, através das leis de incentivo à cultura”, disse a prefeita Fátima Daudt. 

"O valor histórico e cultural do imóvel é inestimável e reconhecido por todos, pois ali está parte das raízes de Novo Hamburgo”, completou Fátima. 

A prefeita destaca ainda que o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. 

“Agora, vamos realizar o levantamento da situação do imóvel e a atualização da pesquisa histórica. Realizadas estas etapas, o processo passa para a avaliação do Conselho Municipal de Cultura e posterior tombamento pelo Município por meio de um decreto”, explicou o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso. 

Com o tombamento, a administração poderá auxiliar os proprietários na colocação de uma cobertura temporária no local para a proteção do patrimônio até a restauração dos danos causados pelo incêndio. Também, com o Casarão oficialmente tombado, os donos poderão angariar recursos por meio de lei de incentivo para o restauro e manutenção do espaço.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895