Caxias do Sul decreta situação de emergência devido à estiagem

Caxias do Sul decreta situação de emergência devido à estiagem

Medida foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial

Celso Sgorla

Serão instaladas no total 30 caixas com capacidade de cinco mil litros cada

A prefeitura de Caxias do Sul publicou, no Diário Oficial desta terça-feira, o decreto que declara situação de emergência no município, afetado pela estiagem.

O documento informa que a longa estiagem na área rural está causando perdas consideráveis nas lavouras, na criação de gado de corte e leiteiro, bem como está inviabilizando acesso à água ao consumo humano. O decreto autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta ao Desastre, autorizando a convocação de voluntários para reforçar ações.

Com o decreto, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades, de prestação de serviços e obras relacionadas ao assunto. "O Município pode estabelecer normas de finanças públicas, permitindo busca de créditos para ajudar os produtores rurais a amenizar os danos causados pela estiagem", explica a secretária de Governo e Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.

Nesta semana, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), já iniciaram o serviço de instalação de caixas d’água no meio rural. A primeira localidade a receber a água foi a de São José da Quarta Légua. Serão instaladas no total 30 caixas com capacidade de cinco mil litros cada.

Algumas famílias já estavam com suas vertentes e poços secos e obtinham água dos próprios vizinhos. O morador Artêmio Luiz Kunts afirma que sem essa ajuda estava sendo impossível de poder sobreviver. O morador Zigomar Luiz Gonçalves contou que estava buscando água para tomar há quatro quilômetros de casa, assim como a Teresinha Maristela Carnizela, que usava água do açude da propriedade, que também secou.

Após instaladas todas as caixas elas serão reabastecidas a cada 15 dias. Os agricultores podem fazer a solicitação de abastecimento por caminhões pipa pelo telefone (54) 3290-3800, na Smapa.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895