Caxias do Sul inicia implementação de ônibus elétrico no transporte coletivo

Caxias do Sul inicia implementação de ônibus elétrico no transporte coletivo

Veículo passará por testes em pista fechada a partir de dezembro

Celso Sgorla

Os ônibus elétricos têm suporte para medição de telemetria e sistema de controle

publicidade

A  Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, está dando início a experimentação de ônibus elétricos no transporte coletivo urbano, em parceria com a Marcopolo Next. Inicialmente, está prevista a alocação de um veículo elétrico no primeiro semestre de 2021. A assinatura do Termo de Compromisso entre as partes ocorreu nesta quinta-feira. 

O Caxias Mobility Lab, projeto piloto para implementação de veículo elétrico movido à bateria, já está em desenvolvimento. De acordo com o cronograma, o ônibus passará por testes em pista fechada a partir de dezembro e, em seguida, irá operar uma linha experimental entre Ana Rech e a área central de Caxias, pelas ruas Pinheiro Machado, Feijó Júnior e Sinimbu, além da BR 116.

Além de serem sustentáveis, os ônibus elétricos têm suporte para medição de telemetria e sistema de controle, "objetivos que a SMTTM espera introduzir na frota, a fim de solidificar informações sobre o desempenho dos veículos em tempo real", explica o titular da SMTTM, Alfonso Willenbring Júnior. 

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895