Central de Libras facilita acesso a serviços básicos em Santa Cruz do Sul
capa

Central de Libras facilita acesso a serviços básicos em Santa Cruz do Sul

Assistência conta com intérprete para solucionar demandas da comunidade surda

Por
Correio do Povo

publicidade

Com a média de 30 a 40 atendimentos por mês, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul é uma das poucas no Estado com uma Central de Libras na estrutura para ajudar a comunidade surda a enfrentar os obstáculos diários. O serviço está regulamentado por decreto e desde a criação, em dezembro de 2017, houve cerca de 430 auxílios. Na Região Metropolitana, Alvorada também dispõe de atividade semelhante.

A intérprete de Libras Francine Beatriz da Silva afirma que a central, vinculada à Secretaria Municipal de Comunicação, é a realização de um sonho porque a comunidade surda passa a ter visibilidade social. “Vejo meu trabalho como a garantia do direito à cidadania”, diz. Surda de nascença, a servente Odete Beatriz Goeritz, concursada da prefeitura, participava de reuniões mas saía sabendo muito pouco do que foi tratado. Após a criação da Central de Libras, ela passou a compreender tudo o que se passa. Com o auxílio da intérprete, interage normalmente nas diversas situações de trabalho.

A mesma dificuldade de comunicação fazia parte da rotina na vida do casal de surdos Ana Clara, 27, e Cristiano Thomaz, 33, pais de Marcelo, 3, diagnosticado com espectro autista. Procedentes de Cachoeira do Sul, os três estão em Santa Cruz desde março. Assim que souberam do serviço, Ana e Cristiano pediram auxílio da intérprete para levar o filho nas avaliações com profissionais da saúde.

Dados do Censo de 2010 do IBGE apontam que Santa Cruz do Sul tem 1.376 pessoas com surdez ou grande perda auditiva. A profissional de Libras pode acompanhar o usuário para solução de demandas em órgãos públicos, além de hospitais, bancos, delegacias, Sine, fórum, cartórios e outros locais. As solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98443-0312, no telefone fixo 3713-8201 ou na Central de Libras, que funciona no Palacinho.