Centro de Referência Covid-19 de Santa Maria já realizou cerca de 50 mil atendimentos em um ano

Centro de Referência Covid-19 de Santa Maria já realizou cerca de 50 mil atendimentos em um ano

Mais de 25 mil testes já foram realizados no local

Renato Oliveira

No local, são monitorados casos positivos, eventuais surtos e óbitos ligados ao coronavírus

publicidade

O Centro de Referência ao Covid-19, localizado na rua Conrrado Hoffmann, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, criado em 24 de março de 2020 para reforçar a estrutura de combate à pandemia do coronavírus foi responsável até o momento por aproximadamente 6,7 mil testes rápidos e 19 mil testes RT-PCR.

O Centro conta com uma equipe multiprofissional de servidores e acadêmicos da área da saúde. O local foi inaugurado três dias após o município registrar oficialmente o primeiro caso de infecção por coronavírus. Até agora, foram 50 mil atendimentos, que não se limitaram apenas à testagem. Em um ano, o Centro de Referência se transformou em uma ferramenta efetiva para o diagnóstico e prevenção da Covid-19. No local, são monitorados casos positivos, eventuais surtos e óbitos ligados ao coronavírus. Além disso, profissionais são capacitados para as coletas de exames, e, também, são feitos os controles de internações e altas hospitalares de pacientes infectados. Os servidores que lá atuam também fazem, em parceria com a Vigilância Sanitária e o setor de Saúde do Trabalhador, vistorias em estabelecimentos e comércio em geral.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, o projeto foi implementado para ser um dos “braços” da pasta, com atuação voltada exclusivamente para o coronavírus. Com o aumento da demanda de atendimentos sobre a doença, o funcionamento também foi expandido e, atualmente, perpassa os três turnos. “Começamos com um formato de acompanhamento e coletas domiciliares. Agora, devido ao avanço da pandemia, ampliamos o trabalho. Temos conseguido acompanhar a evolução dos casos, a curva epidemiológica, os serviços de urgência e emergência, por exemplo. O Centro de Referência é fundamental para conseguirmos fazer o diagnóstico precoce do paciente e tomar as decisões de gestão”, explica Ribas.

O responsável técnico do Centro de Referência, Marcos Lobato, afirma que, a partir do local, Santa Maria conseguiu dar um salto decisivo no controle epidemiológico no município. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nesses horários, os cidadãos podem fazer testes RT-PCR via Sistema Único de Saúde (SUS), mediante agendamento, desde que estejam no terceiro dia de sintomas. Para ter acesso a esses e demais serviços oferecidos, a comunidade pode se dirigir presencialmente ao local ou entrar em contato pelo telefone (55) 3220-0390 ou pelo WhatsApp (55) 99128-9893.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895