Centro oferece atendimento gratuito à vítimas de violência doméstica em São Leopoldo

Centro oferece atendimento gratuito à vítimas de violência doméstica em São Leopoldo

Campanha do Setembro Amarelo na cidade tem como foco mulheres em situação de violência

Stephany Sander

Centro Jacobina é um serviço gratuito que oferece orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico à mulheres

publicidade

As atividades do “Setembro Amarelo”, que visibiliza a prevenção e o combate ao suicídio tem como foco as mulheres vítimas de violência doméstica na cidade de São Leopoldo. O Centro Jacobina, local que já oferece atendimento psicossocial, com a perspectiva de fortalecer a autoestima da mulher e romper com a violência vivida é o local que concentra os trabalho ao longo deste mês, segundo a coordenadora do serviço, Ana Cláudia Pinheiro. 

“Em alguns casos, as vítimas relatam que não aguentam mais viver a violência e enxergam como única saída tirar a própria vida”, explica, destacando que o trabalho do Centro Jacobina é buscar possibilidades junto com a mulher para acabar com essa situação. “Nós mostramos que ela não está sozinha e que ela pode ter uma vida além da violência”, comenta. Quando a mulher necessita de um atendimento psicológico específico, ela é encaminhada para serviços de saúde mental.

O serviço segue com teleatendimento no telefone 3592-2184 e também pelo número de Whatsapp (51) 9788-3212, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de emergência a mulher deve ligar para o 190, da Brigada Militar, ou para o 153, da Guarda Civil Municipal. 

O Centro Jacobina é um serviço gratuito que oferece orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico à mulheres, mulheres transexuais e travestis em situação de violência de gênero. Não é preciso registrar boletim de ocorrência contra o agressor para receber acolhimento.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895