Chapecó: 64% dos ativos da Covid-19 estão com vacina atrasada, aponta estudo

Chapecó: 64% dos ativos da Covid-19 estão com vacina atrasada, aponta estudo

Secretaria de Saúde informa que o imunizante está disponível nas 26 unidades de saúde do município

Agostinho Piovesan

Mais de 500 mil doses foram aplicadas e mais de 90% da população apta a receber a vacina foi imunizada com as duas doses no município

publicidade

Um levantamento de vacinação com casos ativos de Covid-19 realizado pela Secretaria de Saúde de Chapecó apontou que 64% das pessoas estão com a vacinação atrasada. A amostragem foi realizada com 89 pacientes, que correspondem a 21% dos 423 casos ativos. Destes, sete não tomaram nenhuma dose, cinco tem uma dose, 38 tomaram duas doses, mas 34 destes já estão com a primeira dose de reforço em atraso. Outros 39 tomaram as três doses e, dentre eles, 13 estão com a segunda dose de reforço atrasada.

O gerente de Vigilância em Saúde de Chapecó, Rodrigo Momoli, disse que, diante destes números e de um aumento dos casos de Covid-19, a recomendação da Secretaria de Saúde é para que as pessoas busquem a vacina, que está disponível nas 26 unidades de Saúde, Vacimóvel e Unochapecó, tanto por livre demanda quanto por agendamento no site da prefeitura.

“Esses pacientes não vacinados, caso tenham Covid, também poderão contaminar outras pessoas e quanto mais gente vacinada tivermos, mais proteção teremos, especialmente para as pessoas vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades, imunocomprometidos e as crianças menores de cinco anos, que não podem receber a vacina”, destacou Momoli.

Nesta semana, Chapecó iniciou o reforço para adolescentes. Também recebeu novas doses de Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer para segunda dose e para as duas doses de reforço. A pasta da Saúde informou que, no município, mais de 500 mil doses foram aplicadas e mais de 90% da população apta a receber a vacina foi imunizada com as duas doses. As unidades de saúde funcionam das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895