Chuvas afetam mais de 2,5 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Chuvas afetam mais de 2,5 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Apenas em Alegrete são 2,1 mil desalojados nesta segunda-feira

Correio do Povo

Rio Ibirapuirã registrou 11,80 metros acima do normal nesta segunda-feira

publicidade

Quatro municípios gaúchos da região Oeste registram, nesta quarta-feira, pessoas afetadas pelas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada. De acordo com o boletim divulgado hoje pela Defesa Civil, as cidades de Alegrete, Quaraí, Dom Pedrito e São Gabriel contabilizam juntas 2.274 desalojados, 315 desabrigados e um óbito em decorrência das chuvas. A vítima de Quaraí morreu em 25 de abril por uma descarga elétrica.

Alegrete

A situação mais crítica, de acordo com os dados estaduais, é em Alegrete, que reúne 2.100 desalojados e 220 desabrigados. No sábado, a água do rio Ibirapuirã, que cruza o município, chegou a registrar 12 metros acima da normalidade. Apesar da chuva contínua, o rio cedeu na manhã de hoje, recuando para 11,80 metros acima do normal. A prefeitura disponibilizou cinco abrigos para a população. 

São Gabriel

Outros dois rios do Oeste gaúcho deixam em alerta governos e entidades. Um deles é o rio Vacacai, em São Gabriel, que marcou 6,50 metros acima do normal nesta segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil, ao menos 900 casas foram atingidas pela elevação da água. No sábado, a ponte municipal sobre o rio Pedroso na ERS 630 cedeu.

Dom Pedrito

Em Dom Pedrito, a elevação do rio Santa Maria também saiu do leito em alguns pontos que cortam a cidade. Por conta disso, a Prefeitura precisou remover algumas famílias. Nesta segunda-feira a cidade conta com 13 desabrigados e quatro pessoas desalojadas. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895