Ciranda Cultural de Prendas acontece em Bagé nesta semana

Ciranda Cultural de Prendas acontece em Bagé nesta semana

Novas prendas do Estado serão conhecidas ao final do evento, no domingo

Correio do Povo

Candidatas representarão 29, das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado

publicidade

A 51ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul será realizada em Bagé, na região da Campanha, de 19 a 22 de maio. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna um público superior a 2 mil pessoas nos palcos montados junto ao Complexo Palacete Pedro Osório, Centro Cultural Auxiliadora e à Escola Cívico-Militar São Pedro.

As candidatas representarão 29 das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado, concorrendo em provas de escrita, comunicação oral, habilidades artísticas, caráter pessoal, mostra folclórica e relatório de atividades. São nove títulos (três mirins, três juvenis e três adultas) e mais o tão almejado 1ª Prenda do Rio Grande do Sul em disputa.

A vice-presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Renata Pletz comemora o crescimento do concurso pós-pandemia. “No ano passado realizamos um concurso da maneira que foi possível, devido estarmos saindo da pandemia. Na época, tivemos 60 concorrentes. Este ano, mais estruturados, tivemos um acréscimo de 20%. Aos poucos, vamos retomando as atividades e realizando os concursos conforme sua forma original”, afirmou.

O evento é realizado, de forma tradicional e regulamentar, na região de origem da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. A detentora do título, Carolina Ribas, deu à entidade Rainha da Fronteira o direito de sediar a Ciranda pela segunda vez na história do concurso. A primeira foi em 2017, com a representante do CTG Prenda Minha, Roberta Jacinto.

Em 1978, quando Helenice da Luz Ghisolfi, da mesma entidade, venceu o concurso, a escolha era realizada durante o Congresso Tradicionalista. Somente a partir de 1985 os dois eventos foram desvinculados. Na madrugada do próximo domingo, serão conhecidas as novas prendas do estado e a cidade que sediará a 52ª edição do concurso. O fandango oficial ocorrerá no Centro Cultural Auxiliadora e a animação ficará a cargo do Grupo Querência, de Pelotas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895