Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica será lançado no final do mês

Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica será lançado no final do mês

Evento abrange 14 cidades e visa impulsionar o turismo regional

Stephany Sander

Em alguns locais, o trajeto está sinalizado com o símbolo da folha de plátano, as margens da estrada

publicidade

O Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica será lançado oficialmente no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, e contará apenas com os prefeitos das cidades envolvidas e o Conselho Diretor da Associação Rota Romântica. O evento terá a transmissão da solenidade pels redes sociais, a partir das 16h.

Abrangendo 14 cidades, ao longo de 355 quilômetros, o trajeto é totalmente autoguiado através de placas de sinalização instaladas ao longo do percurso. Planejado a mais de um ano, o circuito visa impulsionar o turismo regional dos municípios envolvidos, fomentando ainda estabelecimentos comerciais como restaurantes e lancherias, pousadas, e pontos que servirão de apoio aos ciclistas que estarão em pequenos grupos, ou realizando o trajeto individualmente. "Vale destacar que é um percurso intenso, que leva de cinco a sete dias para ser concluído e que pode ser iniciado de qualquer ponto", destaca o ciclista Daniel Hunger, que testou o trajeto nos últimos meses. O trajeto foi criado em estradas secundárias e vias alternativas, contemplando locais inóspitos e com paisagens de tirar o fôlego, em meio a natureza e a tranquilidade.

O Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica conta com um guia com informações técnicas do percurso como, dados sobre o grau de dificuldade de cada trajeto e a altimetria, inclinação das subidas e descidas. O guia poderá ser acessado pelos canais digitais da Rota Romântica, após o lançamento do cirduito, e através do QRCode das placas situadas nos pontos do percurso. Em alguns locais, o trajeto ainda está sinalizado com o símbolo da folha de plátano, as margens da estrada. Ao longo do circuito, os cicloturistas poderão carimbar o passaporte que garante a conclusão da rota e dá direito a um certificado.

A Rota Romântica é composta pelas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895