Cirurgias eletivas seguem suspensas no Hospital Centenário

Cirurgias eletivas seguem suspensas no Hospital Centenário

UTI Covid da instituição está com 120% de lotação

Stephany Sander

Todos os procedimentos estão sendo reagendados

publicidade

O Hospital Centenário, de São Leopoldo, divulgou comunicado alertando que seguem suspensas as cirurgias eletivas realizadas no local. A ação ocorre ainda por conta do estoque reduzido de bloqueadores neuromusculares, sedativos e relaxantes musculares, utilizados em pacientes em ventilação mecânica. Assim, apenas os procedimentos de urgência e emergência seguem sendo realizados.

Desde que suspendeu as cirurgias eletivas, em 19 de março, o Centenário deixou de realizar 24 cirurgias ginecológicas, 40 de colecistectomia e hérnias, oito cirurgias de cabeça e pescoço e 50 oncológicas. Todos os procedimentos estão sendo reagendados. A direção da casa de saúde afirma que não foi contemplada com kits de intubação do Ministério da Saúde, distribuídos através do Governo do Estado.

"Seguimos em alerta e enfrentando o risco de não conseguir manter os pacientes em tratamento com ventilação mecânica em situação confortável. O estoque de segurança possui insumos para somente os próximos nove dias", disse a direção do Hospital Centenário.

A UTI da Ala Covid do Centenário está com 120% de lotação nesta manhã de sexta-feira. Dos 18 leitos disponíveis, 22 estão ocupados.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895