Cirurgias eletivas voltam a ser realizadas nas duas maiores cidades da região Sul do RS

Cirurgias eletivas voltam a ser realizadas nas duas maiores cidades da região Sul do RS

Pelotas e Rio Grande autorizaram retorno dos procedimentos após redução de internações por coronavírus

Angélica Silveira

publicidade

As prefeituras de Pelotas e Rio Grande autorizaram o retorno das cirurgias eletivas nos dois maiores municípios da região sul do Estado. A redução nas internações por coronavírus, em leitos de terapia intensiva que, consequentemente, demanda menos medicamentos e insumos usados no kit intubação, foi a principal razão para a adoção da medida. 

Em Pelotas, para esta retomada, os hospitais  tanto públicos como privados devem atender a fila de espera existente, conforme a capacidade de cada local. Os serviços terão a responsabilidade de manter atualizados os dados referentes à ocupação de vagas e estoque de medicamentos e insumos, com o intuito de não faltarem condições de atender pacientes confirmados ou suspeitos de terem contraído o coronavírus.

O limite de taxa de ocupação será de 90%. Caso haja um agravamento na situação da pandemia que hoje se encontra estável na região, a decisão poderá ser revista. Conforme a Secretaria de Saúde de Pelotas, aproximadamente 3.272 pessoas aguardam na fila de espera para a realização de algum procedimento eletivo na cidade. Neste total estão incluídas pessoas que esperam por cirurgia oncológica, traumatológica, cardíaca e neurológica.

Em Rio Grande, as cirurgias eletivas começaram a ser agendadas e estão sendo retomadas gradualmente desde o início deste mês. Segundo a prefeitura de Rio Grande, nesta segunda-feira 1.643 pessoas aguardavam por uma avaliação para saber se necessitam passar por cirurgia ou não.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895