Cisvale faz proposta para centro de referência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Cisvale faz proposta para centro de referência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Os espaços fazem parte do programa TEAcolhe do governo do Estado

Otto Tesche

publicidade

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) protocolou no início desta semana a proposta para implementar um centro regional de referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os espaços fazem parte do programa TEAcolhe do governo do Estado, que busca organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento ao TEA no Rio Grande do Sul.

Nas últimas semanas, uma equipe multidisciplinar com médicos neuropediatras, fonoaudiólogas, psicólogas e terapeutas ocupacionais construiu a metodologia de trabalho, rotinas e fluxos de atendimento. Conforme o edital do Estado, devem ser atendidos nos centros regionais casos severos, graves e refratários, a partir de protocolos previamente definidos e com o uso de Práticas Baseadas em Evidências em TEA. Os encaminhamentos serão realizados pela rede de saúde dos municípios, corresponsáveis pelo acompanhamento do usuário e família.

Além disso, os centros também deverão manter reuniões e estratégias de matriciamento com as redes de saúde, educação e assistência social da região, discutindo casos e realizando um atendimento compartilhado, em um trabalho interdisciplinar. Os profissionais que irão atuar precisam ter formação e especialização em TEA, com mestrado ou doutorado sobre o assunto e carga horária mínima de atendimento de 360h, além de comprovar cursos de qualificação e aperfeiçoamento.

A Secretaria de Saúde do Estado divulgou que recebeu oito propostas para centros macrorregionais e 23 para regionais, sendo apenas o Cisvale inscrito na região 28, do Vale do Rio Pardo. Caso seja aprovado, o Consórcio pretende realizar os atendimentos no Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), em Santa Cruz do Sul. Para isso, será adaptada uma sala terapêutica de integração sensorial, com o que há de mais moderno na área. Conforme o cronograma no edital, o resultado preliminar deve sair no dia 8 de setembro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895