Clínica de Saúde da Família é entregue às famílias do bairro Mathias Velho nesta quarta-feira

Clínica de Saúde da Família é entregue às famílias do bairro Mathias Velho nesta quarta-feira

Esta é a quarta Clínica de Saúde da Família inaugurada na cidade

Fernanda Bassôa

Já funcionam em moldes semelhantes as Clínicas São Vicente, Estância Velha e Guajuviras

publicidade

A partir desta quarta-feira, moradores do bairro Mathias Velho, em Canoas, já poderão buscar atendimentos na Clínica de Saúde da Família Caçapava, que está sendo entregue em pleno funcionamento à comunidade. O local, que funcionava como a antiga UPA ao lado do Hospital de Pronto-Socorro (HPSC), tem capacidade para atender o dobro de pacientes, chegando até 300 consultas por dia. A estrutura foi ampliada em 300 metros e os usuários contam com dois consultórios odontológicos, oito consultórios médicos e com a sala vermelha (para casos de urgências) totalmente equipada e adequada para a realização de procedimentos mais complexos. Esta é a quarta Clínica de Saúde da Família inaugurada na cidade. Já funcionam em moldes semelhantes as Clínicas São Vicente, Estância Velha e Guajuviras.

O secretário de Saúde do município, Fernando Riiter, explica que o local vai atender os usuários em turno estendido e contará com cinco Equipes de Saúde da Família (ESFs). “A Clínica vai funcionar como um pronto atendimento, com acolhimento e cuidado continuado. Desta forma, os atendimentos e o serviço serão mais resolutivos. Além disso, a Clínica Caçapava está reabrindo as portas com equipamentos modernos e futuramente contará com terapias e práticas integrativas, como reiki e acupuntura.” O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 16 horas. “A intenção é também desafogar o fluxo de atendimentos com menos gravidade (níveis verde e azul) que chegam ao HPSC, aqui ao lado”.

Além dos espaços para atendimentos, os usuários e os profissionais de saúde que ali atuam ainda contam com salas de triagem, para atendimento ao Núcleos de Apoio à Saúde da Família, salas para curativos, vacinas, utilidades, almoxarifado e setor administrativo. Também foram projetadas área de espera, dispensação, depósito de medicamentos, lavanderia e sanitários. A Farmácia Municipal, que já funcionava no mesmo terreno, também mudou-se para a nova estrutura. Nesta quinta e sexta-feira acontece ainda a inauguração das Clínicas da Família Mato Grande e Caic, respectivamente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895