Coleta de lixo em São Borja passa a contar com contêineres e nova dinâmica de recolhimento

Coleta de lixo em São Borja passa a contar com contêineres e nova dinâmica de recolhimento

São 35 equipamentos para resíduos orgânicos e 35 para materiais recicláveis

Fred Marcovici

Ao todo, são 70 contêineres inicialmente colocados à disposição

publicidade

A área central de São Borja, na Fronteira Oeste do RS, conta agora com contêineres distribuídos pelas ruas, visando aprimorar o descarte e recolhimento de lixo. A iniciativa visa estabelecer a conscientização da comunidade para o manejo dos dejetos. Ao todo, são 70 contêineres inicialmente colocados à disposição, 35 para resíduos orgânicos e os demais para materiais recicláveis. A proposta é que o descarte seja exclusivo nos novos locais, sem ter mais o uso comum das lixeiras nas ruas em que foram implantados os contêineres. A força-tarefa de conscientização integra as secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, além da empresa responsável pela prestação do serviço de recolhimento dos materiais.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Moacir Tiecher, foram realizadas visitas de conscientização aos moradores da área e a expectativa é que a comunidade se habitue a nova forma de recolhimento. “A nova sistemática gera mais segurança e conforto à comunidade que terá vias mais aprazíveis e limpas, já que em muitas lixeiras animais podem rasgar e revirar o lixo depositado, causando mal cheiro e sujeira”, explica. Tiecher destaca ainda, que a dinâmica de recolhimento segue a mesma, com os resíduos sendo depositados durante o dia e recolhidos no final da tarde.

Já o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Dutra, destaca que a implantação do novo sistema representa um importante avanço ao município. “Sabemos que no primeiro momento, causa um estranhamento, uma vez que alguns moradores terão que fazer um deslocamento maior até o contêiner, entretanto, a nova sistemática apresenta inúmeros benefícios, além de contribuir para a limpeza da cidade e na separação dos resíduos. Neste momento, a adesão por parte da comunidade é fundamental para a campanha”, reafirma.

Os responsáveis pela iniciativa destacam também, que a proposta é que a população faça o uso exclusivo dos contêineres para o descarte do lixo, sem que seja necessário a retirada das lixeiras. Nos próximos dias, o período de adaptação será concluído, sendo estabelecido o recolhimento apenas dos materiais descartados nos novos recipientes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895