Coleta de lixo passa por melhorias em Canela

Coleta de lixo passa por melhorias em Canela

Objetivo é ampliar o índice de coleta de lixo seco para até 30%

Halder Ramos

A coleta seletiva recolhe o lixo reciclável nas terças, quintas e sábados

publicidade

O recolhimento de lixo em Canela está passando por adaptações e melhorias. Em caráter experimental por 60 dias, a coleta seletiva terá recolhimento aos sábados. Atualmente, os caminhões passam na terças e quintas-feiras. O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana é ampliar o índice de coleta de lixo seco, que é de 8% a 10%, para até 30%.

O secretário de Meio Ambiente, Jackson Müller, destaca que a administração municipal trabalha desde 2019 na execução da licitação pública para a realização do serviço. “Tivemos um período bastante crítico entre 2019 e 2020. Foram sete empresas interessadas em operar o serviço e diversas impugnações e contestações até que, em dezembro de 2020, tivemos uma vencedora”, explica Müller.

Conforme o secretário, a empresa Serra e Mar Transporte começou a operar em janeiro de 2021. Müller observa que a vencedora da licitação tem um prazo contratual de 60 dias para atender as exigências do edital.

“Estamos na fase de implantação da infraestrutura por parte da empresa. O edital prevê a remuneração da vencedora por ampliar índices de separação, triagem e processamento. Investindo na recuperação dos materiais recicláveis a empresa vai ganhar duas vezes”, diz.

Para Müller, mandar o lixo de Canela embora para um aterro em outra cidade não é uma atividade que interessa para a prefeitura. “Queremos que o resíduo de Canela fique no município. Seja ele reciclável, gerando trabalho e renda, seja orgânico, que nos interessa pela transformação em composto”, afirma.

O secretário destaca a importância da participação da comunidade na separação e na disponibilização dos resíduos para a coleta nos horários e dias programados. Além da coleta seletiva nas terças, quintas e sábados, o recolhimento de lixo orgânico ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras. “Com campanhas educativas, queremos estimular a participação da sociedade”, conclui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895