Coleta seletiva em Alegrete terá dois novos roteiros

Coleta seletiva em Alegrete terá dois novos roteiros

Secretaria do Meio Ambiente orienta a população a separar corretamente os resíduos secos dos orgânicos

Fred Marcovici

Os contêineres azuis são para resíduos secos e os marrons ara resíduos orgânicos

publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura de Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, irá ampliar a coleta seletiva de lixo a partir deste final de semana. A partir desta sexta-feira, a coleta passará a atender a avenida Rondon e, no sábado, a rua Maurício Cardoso. Na avenida Rondon, a coleta será nas segundas, quartas e sextas, sempre às 9h. Na Maurício Cardoso, ela ocorrerá nas terças, quintas e sábados a partir das 11h.

A secretaria orienta a população para separar corretamente os resíduos secos dos orgânicos e deposite nos contentores o mais próximo possível do horário em que acontece a coleta. Nos contentores azuis devem ser descartados apenas os resíduos secos.

São resíduos secos, os vidros: garrafas, copos, frascos, pratos e demais utensílios de vidro. Papel: jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, panfletos, tetra pak. Plástico: embalagens plásticas, garrafas pet, sacolas plásticas, recipientes plásticos em geral. Metal: latas de alumínio de bebidas, latas de condimentos; metais em geral (chumbo, fios, arames e objetos de cobre). Para serem descartados nos contentores, os resíduos recicláveis devem estar limpos.

Já nos contentores marrons devem ser descartados apenas os resíduos úmidos. Orgânicos: restos de alimentos (não temperados), cascas de frutas, cascas de ovos, borra de café e erva-mate. Rejeitos: papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, papel toalha, fezes de animais. A equipe técnica lembra que os resíduos orgânicos podem ser utilizados em uma composteira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895