Comércio de Caxias do Sul segue orientação de bandeira vermelha

Comércio de Caxias do Sul segue orientação de bandeira vermelha

Terça-feira foi de lojas fechadas no centro da cidade

Celso Sgorla

Comércio de Caxias do Sul amanheceu fechado no primeiro dia de bandeira vermelha na cidade

publicidade

Em Caxias do Sul, o primeiro dia de bandeira vermelha foi de boa movimentação de pessoas na área central da cidade, mas a maior parte do comércio obedeceu a determinação de estar de portas fechadas. As lojas de serviços não essenciais estão trabalhando  no sistema pague e leve ou drive thru.

A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, afirmou que o município precisa ter mais autonomia para decidir sobre o que pode ficar aberto ou fechado durante a pandemia. Ela adiantou que está tentando agendar reunião com o prefeito Flávio Cassina, para tratar da possibilidade do comércio, mesmo atendendo com 25% dos  funcionários, poder estar com as portas abertas para que o cliente possa entrar na loja. “Nós não observamos aglomerações no  comércio e essa medida poderia ser revista”,  destacou Idalice.

A indústria tem autorização para trabalhar com apenas 50% do seu quadro de colaboradores.

A Prefeitura de Caxias do Sul esclarece que, após avaliação da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e da Vigilância Sanitária do Município, serviços de estética, assim como salões de beleza e barbearias, enquadram-se como serviços de higiene pessoal. 

Dessa forma, enquanto vigorarem as medidas de bandeira vermelha em Caxias do Sul, esses estabelecimentos poderão funcionar, desde que respeitando as orientações de 25% da equipe, atendimento individualizado ou com distanciamento mínimo de 4 metros entre clientes, além das medidas de higiene. As academias podem  funcionar com 25% dos funcionários com atendimento individualizado e respeitando o distanciamento de 16m² por pessoa.

O Secretário municipal de Urbanismo João Uez informou num primeiro momento a fiscalização está circulando pela cidade e orientando  aos comerciantes   que por acaso estiverem com as portas abertas para que siga a orientação da bandeira vermelha.

Restaurantes podem operar com 50% dos trabalhadores com tele entrega, pegue e leve e drive thru. O Secretário municipal de Urbanismo João Uez informou que foi  encaminhada solicitação a secretária estadual da Saúde para que  os restaurantes possam receber clientes para o almoço  com um funcionário servindo as pessoas.

Praças e parques permanecem abertos de segunda a sexta-feira para caminhadas e corridas e aos sábados e domingos estão fechados  para evitar aglomerações.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895