Com a chegada de novas doses ao Estado, municípios seguem com imunização ao longo da semana

Com a chegada de novas doses ao Estado, municípios seguem com imunização ao longo da semana

Algumas cidades seguem com a aplicação da vacina em adolescentes de 17 anos sem comorbidades

Correio do Povo

Mesmo no feriado, equipes trabalham na imunização da população, em alguns municípios

publicidade

Com a chegada de novas doses de imunizantes contra a Covid-19 ao Estado, diversas regiões dão prosseguimento na aplicação das vacinas, tanto para primeiras, como para segundas e terceiras doses.

Região Metropolitana

A Unidade Móvel da Saúde da Prefeitura de Canoas permanece no Parque Eduardo Gomes, nesta segunda-feira – feriado de 20 de setembro -, vacinando pessoas com 18 anos ou mais que ainda estão pendentes da primeira dose contra a Covid-19. A aplicação do imunizante acontece das 12h às 19h e a unidade pode ser encontrada no acesso pela rua Oliveira Viana. É preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

A partir de terça-feira, equipes da saúde fazem aplicação de segunda dose da Coronavac, em todas as 27 unidades de saúde, das 8h às 17h. A aplicação da dose complementar é para aqueles que receberam a primeira dose até 24 de agosto. Na quarta-feira, todas as unidades de saúde aplicam exclusivamente a segunda dose da AstraZeneca para quem recebeu a primeira dose até 29 de junho e na quinta-feira a segunda dose da Pfizer para as pessoas que foram vacinadas com a primeira dose também até 29 de junho.

Após suspender a vacinação contra a Covid-19 durante o feriadão, a Prefeitura de Sapucaia do Sul retoma aplicação de primeiras e segundas doses nesta terça-feira, mediante agendamento. Na unidade de saúde Nova Sapucaia acontece aplicação de primeira dose. A segunda dose da AstraZeneca é aplicada nas unidades João de Barro, Oswaldo Cruz e Blocos. A segunda dose de CoronaVac acontece especialmente na unidade Vargas. Primeira, segunda e terceira dose (dose de reforço) da Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, adolescentes de 17 anos sem comorbidades, gestantes e puérperas acontece nas unidades Fortuna, Casas, Natal, Jardim América, Colina Verde e Centro.

De acordo com a prefeitura, o município seguirá as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, imunizando adolescentes com idade a partir de 17 anos, sem comorbidades, com a vacina da Pfizer, conforme orientação, através da Resolução CIB 314/2021. O agendamento da vacina é feito exclusivamente pelo site Minha Agenda.

Região Centro

Nesta segunda-feira, em Santa Maria, a Unidade Móvel de Saúde estará em frente ao Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul, no bairro Duque de Caxias. No local, os profissionais receberão pessoas com 18 anos ou mais que não receberam a primeira dose contra a Covid-19, e aqueles que estão com atraso vacinal das doses da Pfizer ou Oxford. A ação ocorre das 8h ao meio-dia.

Os demais dias serão novamente destinados para a aplicação das segundas doses, tanto para as ações que tiveram as datas adiantadas como para quem ainda não completou o ciclo vacinal. Além disso, duas outras ações de primeira dose também estão marcadas. Na próxima quarta-feira, a Unidade Móvel de Saúde estará no bairro Camobi. A intenção é que as pessoas que ainda não receberam nenhuma dose contra a Covid-19 procurem o serviço e realizem a imunização. Já no sábado (25), cinco instituições de ensino estarão à espera de adolescentes de 17 anos. Para receber a vacina, é preciso ficar atento à data de nascimento. Neste momento, em função do baixo quantitativo de doses disponíveis, serão contemplados jovens que nasceram entre 26 de setembro de 2003 e 21 de setembro de 2004.

Conforme o setor de Imunização da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 13.154 vacinas na semana que se passou, entre primeira e segunda doses. A estimativa é de que 5.511 pessoas ainda não completaram o ciclo vacinal. Para isso, a prefeitura disponibiliza três dias em quatro unidades de saúde para esse público. Na próxima quinta-feira, ocorrerá nova ação de dose de reforço. Desta vez, destinadas para imunodeprimidos. Com isso, Santa Maria já aplicou 335.490 doses.

Serra 

Nos três maiores municípios da região da Serra, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha a vacinação contra a Covid-19 será retomada a partir de terça-feira. Nesta segunda-feira, em função do feriado da Revolução Farroupilha, não haverá imunização.

Em Caxias do Sul, na terça-feira, haverá aplicação de primeira, segunda e terceira dose. Os locais e horários permanecem os mesmos, com o acréscimo do Pátio Eberle, que fará a primeira dose para pessoas de 18 a 40 anos e também a segunda dose da Pfizer.

Bento Gonçalves começa a aplicar, na terça-feira, a dose de reforço em idosos a partir de 70 anos, que receberam a segunda dose até 11 de março. A aplicação ocorre em formato drive-thru, das 16h às 20h, na Fundaparque. Ainda na terça-feira, a Secretaria da Saúde realiza a vacinação dos adolescentes de 17 anos a partir das 13h. As vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde do Zatt, Zona Sul, Eucaliptos, Licorsul, Maria Goretti, Santa Marta e Conceição.

Farroupilha segue na terça-feira a aplicação da segunda dose da CoronaVac para quem tem agendamento até 21 de setembro. A vacinação será realizada na Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha, em formato drive-thru, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.

Fronteira-Oeste

Em Itaqui, na última sexta-feira houve o início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com ou sem comorbidades de 17 anos na Associação Desportiva e Cultural da Camil (ADCC). No total, 183 jovens receberam a primeira dose do imunizante Pfizer/BioNTech. A partir de terça-feira, todos os adolescentes a partir dos 17 anos poderão receber a vacina em qualquer Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 8h às 12h, e no Centro de Saúde, das 8h às 12h e das 13h10 às 18h. Na hora de receber o imunizante, o adolescente deve apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão SUS e, se possível, carteira de vacinação.

*Com informações dos correspondentes Fernanda Bassôa, Renato Oliveira, Celso Sgorla e  Fred Marcovici

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895