Com mil consultas por mês, novo posto de saúde vai atender região periférica de Uruguaina

Com mil consultas por mês, novo posto de saúde vai atender região periférica de Uruguaina

Depois de ter sido fechada por questões estruturais, a unidade foi inaugurada nesta sexta-feira 

Fred Marcovici

Local foi ampliado e agora conta com uma estrutura de 284 metros quadrados

publicidade

O Posto de Saúde do Conjunto Habitacional João Paulo II, área de alta densidade populacional na periferia de Uruguaiana, foi inaugurado nesta sexta-feira. A unidade havia sido fechada em 2019 por questões estruturais. Neste período houve a ampliação do prédio em 173 metros quadrados e reformado outros 131 metros quadrados - somando agora 284 metros quadrados.

Durante o tempo das obras, os serviços foram prestados no Centro Comunitário do Conjunto Habitacional, que foi totalmente adaptado para receber os pacientes. O Posto de Saúde do João Paulo II - Estratégia de Saúde da família nº 19 - atende uma população de 4 mil habitantes e registra ao menos mil atendimentos mensais.

O local oferece acolhimento à população, visitas domiciliares e ações educativas. Os serviços são desenvolvidos por um profissional médico, um enfermeiro, três técnicos, uma nutricionista, dois acadêmicos e residentes da Unipampa (Universidade Federal do Pampa).

Segundo o prefeito Ronnie Mello, com a reforma, a ESF 19 ganhou consultório odontológico e sala de vacina. “A ampliação dos serviços era um dos principais objetivos da administração. Antes, os moradores tinham que buscar outras Estratégias para obterem  acesso a serviços fundamentais como a vacinação, por exemplo”, disse Mello.

O Posto do João Paulo II já realizava coleta de exames laboratoriais e testes do pezinho. Uruguaiana possui 17 postos de saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895