Com previsão de frio intenso, municípios preparam abrigos para acolher população em situação de rua

Com previsão de frio intenso, municípios preparam abrigos para acolher população em situação de rua

Equipes estão organizando e abordando pessoas para oferecer locais para se proteger nos próximos dias

Fernanda Bassôa e Stephany Sander

Municípios se preparam para oferecer abrigo em dias frios para pessoas em situação de rua

publicidade

Com o aviso de frio intenso para os próximos dias, os municípios da Região Metropolitana estão preparando locais para acolher pessoas em situação de rua. Os agentes da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação de Cachoeirinha estão intensificando o Programa de Abordagem Social de Rua, através de sensibilização, e encaminhando a população em vulnerabilidade social para atendimento no Albergue Municipal.

Atualmente, o espaço tem capacidade para 25 pessoas, havendo a possibilidade de ampliação para mais 25 vagas em caso de necessidade, totalizando 50 acomodações. No local é oferecida alimentação (janta e café da manhã), banho, produtos de higiene pessoal, além de roupas. O serviço funciona das 19h às 7h, e fica localizado na Rua Missões, 760, no Jardim Colinas.

Esteio e Sapucaia do Sul 

Em Esteio, as abordagens também serão intensificadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e o novo cronograma começa nesta terça-feira, das 12h às 21h. O acolhimento de pessoas em situação de rua ocorrerá em um prédio anexo à República Juntos Esteio. No local os acolhidos são encaminhados para banho e receberão uma refeição. Também ganham kits de roupas e agasalhos e de material de higiene pessoal. Neste caso, o animal de estimação pode ser abrigado junto. 

Sapucaia do Sul conta com a República Esperançar – Família Atos 29, que funciona na Rua Walter Neves, n° 38, bairro Cohab, onde são acolhidas pessoas em situação de rua encaminhadas pelo Creas. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social se organizam para amparar todos aqueles que necessitarem de atendimento. 

De acordo com a titular da pasta, Magda dos Anjos, a equipe está em busca de um ginásio onde poderá ser feito um acolhimento emergencial, devido a previsão de baixas temperaturas. 

Guaíba e Triunfo  

Em Guaíba, acontecem buscas ativas diurna e noturna. Segundo a administração, os municípios poderão entrar em contato e informar sobre pessoas que estejam em situação de rua. A prefeitura conta com albergue municipal – que fica na Rua Padre Antônio Anchieta, 79, bairro Alvorada, que terá aumento de leitos e ficará aberto 24h com alimentação para a população.

Em Triunfo, a Secretaria de Assistência está montando uma campanha de doação de cobertores e roupas em conjunto com a Defesa Civil para distribuição nos bairros da cidade.

São Leopoldo

A prefeitura de São Leopoldo lançou um plano emergencial para atendimento de pessoas em situação de rua e famílias residentes das áreas de maior risco e exposição ao frio na cidade. A partir desta terça até a próxima segunda, 1º de agosto, será realizada readequação temporária dos serviços ofertados no Centro Especializado para a População Adulta de Rua (Crepar) e Centro Pop, ampliando as vagas de 41 para 60.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) também estará nas ruas das 19h às 23h neste mesmo período, buscando realizar um trabalho de convencimento às pessoas em situação de rua a acessarem o serviço institucional ofertado pelo município. Aqueles que possuem animal de estimação poderão levar o pet junto aos serviços durante este período. 

Para atendimento às comunidades de grande risco social e exposição ao frio, será distribuída às iniciativas comunitárias mapeadas pela SDS em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), a quantidade de 150 quilos de alimentos, a fim de que os espaços de preparação de alimentos possam ofertar jantar quente à noite. Além disso, através dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 725 famílias estão recebendo cestas básicas de uma doação realizada pelo Governo do Estado. 

Novo Hamburgo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) de Novo Hamburgo está mobilizando suas equipes e aumentou para 17 o número de vagas oferecidas nas estruturas montadas pela administração municipal para que pessoas em situação de rua passem a noite abrigadas. No total, serão 75 vagas oferecidas a partir desta terça-feira.

Na estrutura montada no antigo hotel da Fenac, será possível que as pessoas acolhidas também levem seus pets, pois será criado um espaço específico para eles. A pessoa pode fazer o pernoite, com ingresso às 19h e saída às 7h, com possibilidade de banho e janta. Além disso, há o abrigo emergencial com permanência por 24 horas. Neste, é necessário seguir algumas regras de convivência.

A população segue podendo ajudar através da doação de agasalhos, cobertores e alimentos na Fenac, e na Fábrica da Cidadania, na Rua México, n°466, bairro Santo Afonso.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895