Concessionária entrega relatório sobre qualidade da água à Vigilância de Uruguaiana
Gosto e cheiro do recurso fornecido geraram reclamações de usuários do município
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O baixo nível do rio Uruguai, com medições aquém do considerado ideal para a captação, aliado às altas temperaturas, propiciou o aumento de algas. A mudança foi sentida por moradores com a percepção no gosto e cheiro da água. Ao receber as primeiras demandas dos usuários no último domingo, a BRK providenciou ajustes nas dosagens de produtos químicos para eliminar qualquer sensação que impactasse no sabor e odor. Houve limpezas na rede de água, análises constantes durante o tratamento e distribuição e monitoramento de produtos químicos. A empresa reforçou que os procedimentos para o tratamento atendem todas as normas e exigências de potabilidade no Ministério da Saúde e que o consumo não oferece risco. Moradores que perceberem alterações devem fazer contato por meio dos canais 0800-771-0001, www.brkambiental.com.br, aplicativo BRK ou na loja (Flores da Cunha, 1516).
A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) esclarece que periodicamente realiza as fiscalizações comerciais e técnicas da prestação do serviço público de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. Informou que sobre as reclamações de usuários quanto à qualidade da água em Uruguaiana realizou fiscalização na sede da concessionária em novembro, quando se constatou, na amostra fiscalizada, que a empresa não apresentou irregularidades no atendimento das solicitações e reclamações de usuários com problemas de qualidade da água fornecida.
Segundo a Agers, após solicitar à companhia as providências tomadas para sanar as reclamações dos usuários, a concessionária esclareceu que o gosto terroso é provocado por compostos liberados pelas algas e que realizou testes de turbidez eliminando a possibilidade de que componentes de ferro e manganês fossem os causadores de gosto e odor na água, além de informar sobre a queda do nível do rio Uruguai e todas as medidas tomadas quanto ao assunto. A Agergs atende os usuários pelo 0800-979-0066.