Contratação para auxiliares pedagógicos, de inclusão e nutricionistas é aprovada em Uruguaiana

Contratação para auxiliares pedagógicos, de inclusão e nutricionistas é aprovada em Uruguaiana

Contratações impõem-se pela necessidade temporária de excepcional interesse público

Fred Marcovici

São até quatro nutricionistas, até 36 auxiliares pedagógicos e até 50 auxiliares de inclusão

publicidade

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou o projeto de lei nº 38/22 autorizando a contratação temporária de profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semed). São até quatro nutricionistas, até 36 auxiliares pedagógicos e até 50 auxiliares de inclusão. 

As contratações impõem-se pela necessidade temporária de excepcional interesse público, considerando a insuficiência ou inexistência desses profissionais no quadro de pessoal, diante das demandas, responsabilidades e competência didático-pedagógica da Rede Municipal de Ensino. 

Os nutricionistas atenderão a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), exigência que tem por objetivo contribuir para a melhora dos índices de educação, saúde e qualidade de vida dos alunos; e os auxiliares pedagógicos pela exigência de auxílio ao professor nos ambientes em que se desenvolvem as atividades com os alunos. 

Os auxiliares de inclusão exercerão atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atuarão em todas as atividades escolares nas quais se fizerem necessárias. O Poder Executivo informou que em 2021, de acordo com o Censo Escolar, havia 382 alunos com deficiência matriculados. Desses, 116 alunos com autismo. 

E, ainda, neste ano de 2022 a Semed trabalha com esses dados, pois o Censo 2022 vai ser realizado no corrente ano. Pela procura das famílias por auxiliares neste início do ano letivo, certamente vai ultrapassar 400 alunos com deficiência. 

A contratação desses auxiliares, permitirá a ampliação do atendimento e parte da promoção de autonomia e independência do aluno, além de mediar, junto com o professor da turma, professor de AEE (Educação Especial) e Equipe Pedagógica da Escola a adaptação do aluno ao espaço escolar. As contratações serão efetuadas por meio de Processo Seletivo Simplificado.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895