Covid-19: grande procura por vacina bivalente gera filas em Porto Alegre

Covid-19: grande procura por vacina bivalente gera filas em Porto Alegre

Fechamento temporário do ponto de vacinação no Shopping João Pessoa provocou confusão na população

Felipe Samuel

Público lotou pátio da Unidade de Saúde Modelo

publicidade

O primeiro dia de aplicação da vacina bivalente contra Covid-19, incluindo gestantes e puérperas, foi marcado por movimento intenso na Unidade de Saúde Modelo, localizada na avenida Jerônimo de Ornelas, no bairrro Santana. Logo que os portões da unidade de saúde foram abertos, nesta segunda-feira, o público formou filas que avançaram ao pátio da instituição de saúde. Houve desinformação por conta do fechamento temporário do Shopping João Pessoa, tradicional ponto de vacinação. 

Como muita gente se deslocou ao shopping antes de chegar à unidade de vacinação, usuários reclamaram da falta de aviso prévio. Foi o caso da auxiliar de educação infantil Geovana Souza, 20. Grávida de oito meses, Geovana acompanhou a avó Zelaine Souza, 73, até a unidade de saúde. Como já está com o calendário vacinal completo, a jovem fazia companhia a Zelaine. “Tomei todas as doses da vacina contra a Covid-19. Agora vim trazer a vó porque liberaram par ela”, resume.

Geovana alerta para a importância da vacinação. “A proteção não é só nossa, a proteção é do bebezinho que também está vindo aí. Tomar todas as vacinas é duplamente importante”, avalia, numa referência à Cecília, que deve nascer no início de maio. Com a carteira de vacinação praticamente completa, Zelaine afirma que é importante tomar todas as vacinas. “É uma proteção para todos. Sempre tive essa consciência de me proteger e proteger os que estão ao redor”, afirma.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação segue para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. São 34 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também podem ser imunizados. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. 

O esquema vacinal para este grupo é em três doses: a segunda 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895