CPI ouve depoimentos sobre pane em sistema de oxigênio em hospital de Campo Bom

CPI ouve depoimentos sobre pane em sistema de oxigênio em hospital de Campo Bom

Comissão Paramentar de Inquérito apura caso sobre o Hospital Lauro Reus

Stephany Sander

publicidade

Os primeiros depoimentos das testemunhas envolvidas no caso do Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, foram ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores da cidade. Esta foi a primeira oitiva realizada pela comissão. Três pessoas, ligadas diretamente ao Hospital Lauro Reus, foram interrogadas, Além da diretora administrativa/financeira Melissa Fuhrmeister, também foram ouvidos os médicos Thiago Serafim, diretor técnico da instituição, e Carlos Felchilcher, médico plantonista na UTI da casa de saúde.

“Este momento de depoimentos é importante para tomarmos conhecimento dos fatos pelas pessoas que estiveram diretamente envolvidas no ocorrido”, explicou o vereador Jerri Moraes, presidente da CPI. “Já temos previsão de novos depoimentos e pretendemos intensificar essas oitivas para que os trabalhos da comissão prossigam de uma forma ágil, porém com extrema responsabilidade, sem atropelar nenhuma etapa”, completou o vereador.

Ainda segundo ele, na próxima semana, os trabalhos da CPI preveem novas oitivas para os dias 20 e 22 de abril. Instalada na sessão de 22 de março e com a primeira reunião realizada no dia 24, a CPI tem prazo de 90 dias para ser finalizada, com possiblidade de prorrogação por mais 30 dias.

Os trabalhos investigam os problemas no sistema de abastecimento de oxigênio do Hospital Lauro Reus no dia 19 de março e que teriam sido um dos fatores que ocasionaram os óbitos de seis pacientes que estavam internados em tratamento contra a Covid-19. Conforme nota técnica divulgada pelo hospital, 26 pacientes estavam em ventilação mecânica na UTI e Emergência.

Ainda segundo o informativo, não houve em momento algum falta de oxigênio aos pacientes, devido à rápida ação da equipe assistencial, que acionou imediatamente o Plano de Contingência - em decorrência de uma instabilidade na rede central de distribuição de oxigênio (O²) que durou aproximadamente 30 min.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895