Crianças cultivam novos valores durante plantio de hortaliças em Sapucaia do Sul

Crianças cultivam novos valores durante plantio de hortaliças em Sapucaia do Sul

Projeto "Eu planto, eu cuido, eu colho e eu consumo" é realizado na EMEI Hugo Gerdau

Fernanda Bassôa

Terreno conta com 16 canteiros e é usado como sala de aula pela professora Vanessa de Bona juntamente com cerca de 130 crianças

publicidade

A pandemia do novo coronavírus afetou diversos setores e segmentos da sociedade e na rede de ensino isso não foi diferente. Ao retornarem para as atividades presenciais, professores da rede municipal de Sapucaia do Sul precisaram, de uma forma criativa, reinventar o sistema de aprendizado, criando planejamentos pedagógicos mais atrativos e muito mais flexíveis. Na EMEI Hugo Gerdau, as professoras se apropriaram de um dos canteiros disponíveis ao lado de ESF Fortuna para plantar não apenas verduras e hortaliças, mas também cultivar novos olhares e outros valores sobre a vida.

O projeto “Eu planto, eu cuido, eu colho e eu consumo”, que iniciou no pátio da escola em 2019 e que precisou ser interrompido diante da chegada do coronavírus, agora, é desenvolvido em um espaço muito maior sob os olhos da agente comunitária de saúde, Marinês Zarpelon. “Esse espaço iniciou com a ideia de um canteiro para cultivar chás. Em quatro anos tomou proporções maiores e, hoje, muito do que se planta aqui serve de sustento para famílias do bairro. Tanto para o consumo, quanto para a renda familiar. Além disso, é um espaço de envolvimento e compromisso. Cada um cuida do que é seu e isso vale para as crianças também. Desenvolvimento de valores e de uma alimentação saudável.”

O terreno, que atualmente conta com 16 canteiros, é usado como sala de aula pela professora Vanessa de Bona juntamente com as cerca de 130 crianças, de 2 a 4 anos, atendidas pela escola. No local, os pequenos estudantes plantam, cultivam, colhem e levam para consumir em casa, junto com seus familiares. De acordo com Vanessa, é um exercício onde se incentiva uma alimentação saudável em contato com a natureza. “Eles aprendem que a beterraba não surge na embalagem do mercado, que a salada de alface fica bem mais gostosa quando é cuidada por nós. É gratificante ver que eles desenvolvem esse novo olhar.” O projeto, de acordo com a professora, tem como objetivo fazer com que as crianças se reconheçam como parte da comunidade, exercitando o contato e interesse com a natureza, fomentando o prazer de lidar com a terra e utilizando o espaço para conhecimento e valorização do cultivo orgânico.

A Prefeitura de Sapucaia do Sul informa que atualmente o município conta com seis Hortas Comunitárias em pleno funcionamento. Elas são encontradas nos bairros Fortuna, Colina Verde, Bela Vista, Ipiranga, Anchieta e Recanto das Rosas e beneficiam cerca de 100 famílias. O plantio nestes bairros fomenta a produção de alimentos para autoconsumo, geração de renda com excedentes, fortalecimento de vínculos comunitários, melhora a sensação de pertencimento ao local onde se está inserido e melhora a paisagem local. Os moradores contam com o apoio da Diretoria da Agricultura da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, EMATER, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde e Secretaria de Meio Ambiente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895