Cruz Alta oferece castração gratuita de cães e gatos

Cruz Alta oferece castração gratuita de cães e gatos

Famílias responsáveis por animais deverão se inscrever no Cadastro Único

Felipe Dorneles

O trailer foi adaptado com mesa para operações, local para armazenamento de medicações e gaiolas para abrigar os animais

publicidade

Famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), poderão castrar seus animais de estimação de forma gratuita, em Cruz Alta. O benefício é possível através da chegada do Castramóvel. O trailer equipado para realizar a castração foi adquirido pela prefeitura através de recursos de emenda parlamentar e contrapartida municipal.

Poderão ser castrados cães e gatos destas famílias ou animais abandonados. O trailer foi adaptado com mesa para operações, local para armazenamento de medicações e gaiolas para abrigar os animais. Foram investidos R$ 170 mil.

A partir de agora ocorrerá a regulamentação do seu uso, através de Lei Municipal, emplacamento, registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Vigilância Sanitária para a efetiva utilização. Uma equipe de servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca, Abastecimento e Meio Ambiente será responsável pela coordenação do Castramóvel.

O prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos revela que o município trabalha na implementação de uma política pública eficiente, com critérios para resolver um problema de saúde pública grave. O Canil Municipal também passou por reformas e ampliação. Além disto, o município possui convênio com o Hospital Veterinário da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) para castrações dos animais que estão no canil. Veterinários da pasta também realizam atendimentos de segunda a sexta-feira, para famílias classificadas com baixa renda. São 50 atendimentos por semana, de animais vítimas de atropelamento e doenças infectocontagiosas.

Os atendimentos gratuitos são realizados para famílias de baixa renda, e em situação de vulnerabilidade social que possuem o CadÚnico, e para animais de rua que não possuam tutores. O Cadastro Único deve ser feito na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895