Cucas são marca gastronômica de Santa Cruz do Sul

Cucas são marca gastronômica de Santa Cruz do Sul

Herança dos imigrantes que colonizaram a região, produto impulsiona negócios familiares

Otto Tesche

A Lisarurh conta com 39 opções de sabores

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Herança dos imigrantes alemães, as cucas se tornaram uma marca gastronômica de Santa Cruz do Sul. O mercado se expande com o surgimento de padarias e outros estabelecimentos voltados para a preparação do alimento, que virou tema de festa na cidade na metade do ano. Os sabores são repaginados de acordo com a criatividade das cuqueiras, mas as mais tradicionais são com cobertura de frutas e o famoso streussel (farinha com açúcar).

Em ponto estratégico, a Lisaruth Delícias Caseiras, da família Bertram, se tornou ponto de parada para viajantes na localidade de Pinheiral, nas margens da RSC 287. Em média, 1,2 mil pessoas circulam no local por dia. O estabelecimento começa as atividades ainda na madrugada, às 5h, quando chega a primeira turma dos 89 funcionários. A massa da cuca, preparada no dia anterior, é colocada nas formas e depois vai o recheio. São 39 opções de sabores.
Uma das sócias do negócio familiar, Elisa Bertram, 41 anos, não abre mão de acompanhar o grupo. Ela e a mãe, Ruth, começaram com uma pequena padaria em 1998. Logo após a conclusão do preparo, as cucas vão para a loja pouco antes das 7h. Diariamente, há comercialização de 300 unidades, número que salta para 500 no inverno.

Outro ponto tradicional é uma pequena casa com traços germânicos no distrito de Rio Pardinho. O negócio é mantido por Clarisse Gressler, 74 anos, e a filha Clarine Lenz, 43. As cucas de requeijão, framboesa e açúcar são feitas de sexta-feira a domingo. A família trabalha apenas com os sabores deixados como herança pelos antepassados que vieram da Alemanha. Já o empreendimento inaugurado em agosto deste ano por Rosana Beatriz Glesse, 48 anos, na equina das ruas Fernando Abott com a São José, conquista os paladares pela inovação Ela era telefonista em uma escola e começou a vender cuca para as colegas em 2008. O trampolim para a carreira foi a participação na Festa das Cucas.

Os negócios também acompanham a tecnologia. João Carlos Pritsch, dono de uma das padarias tradicionais do município tem o prato típico no portfólio há 50 anos e, desde 2015, investe em perfis no Instagram e Facebook. A inovação foi introduzida pela filha Vivian, que acompanha os negócios da família. O coordenador dos cursos de Turismo e Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Everton Simon, sugere a criação de uma embalagem com uma logomarca das padarias e também um selo de divulgação do produto da região.  

Correio do Povo
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