Decreto que restringia uso de água é revogado em Pelotas

Decreto que restringia uso de água é revogado em Pelotas

Chuvas de setembro no município ajudaram na recuperação da Barragem Santa Bárbara

Angélica Silveira

publicidade

O decreto da Prefeitura de Pelotas, que restringia o uso de água na cidade desde o mês de fevereiro, foi revogado. O principal motivo para a decisão foi os 175 milímetros de chuva registrados no município no mês de setembro que ajudaram na recuperação da Barragem Santa Bárbara, que abastece 60% da população de Pelotas.

Desde novembro do ano passado a barragem apresentava queda de nível por conta da estiagem que atingiu a região. Após a água do manancial extravasar pelo vertedouro a prefeitura revogou a decisão. Com isto, voltam a ser permitidos lavagem de veículos, prédios e calçadas, bem como encher ou trocar água de piscinas e irrigar gramados, hortas, jardins e floreiras.

Em nota, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) enfatiza que é fundamental, no entanto, que permaneça ativo o uso consciente da água. Em fevereiro, quando o decreto entrou em vigor, a barragem marcava 1,94 metros abaixo do nível ideal. Em junho, chegou-se a histórica marca de 4,40 centímetros negativo. No entanto, o aumento no volume de chuvas durante o inverno foi decisivo para a recuperação gradativa da barragem.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895