Delegacia de Farroupilha inaugura sala especial para acolher mulheres vítimas de violência

Delegacia de Farroupilha inaugura sala especial para acolher mulheres vítimas de violência

No local, há também um pequeno espaço com brinquedos para os filhos

Por
Celso Sgorla

O espaço das mulheres funciona somente em horário comercial


publicidade

Mulheres vítimas de violência em Farroupilha contam agora com uma sala especial para atendimento na Delegacia de Polícia da cidade. De acordo com a inspetora, Liane Pioner Sartori, a denominada Sala das Margaridas tem o intuito de realizar um atendimento mais restrito, a fim de que as mulheres não fiquem expostas nesse momento de fragilidade. Nesse espaço são feitos os boletins de ocorrência, pedido de medidas protetivas e outras ações que fazem parte da Lei Maria da Penha. A construção do ambiente teve o apoio da comunidade, Consepro e Mocovi.

Anteriormente, as mulheres que se dirigiam até a Delegacia de Polícia eram atendidas no balcão de entrada, no mesmo espaço de registro de outras denúncias. A sala está instalada dentro da própria delegacia e é um local reservado e confortável. Há também um pequeno espaço com brinquedos para os filhos. “O objetivo sempre é o bem-estar dela e que ela consiga se sentir melhor ao sair daqui. O nosso objetivo é tentar fazer a diferença na vida daquela mulher”, explica Liane.

A inspetora relata que, muitas vezes, a mulher não vai até a delegacia por medo de se expor. Com esse espaço privado, ela acredita que seja mais um incentivo para que elas registrem ocorrência em caso de violência. De acordo com os registros, o município atende cerca de 35 ocorrências de violência contra a mulher mensalmente, ou seja, praticamente uma por dia.


A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento atende 24 horas, mas o espaço das mulheres funciona somente em horário comercial. Agora, com a pandemia, está havendo revezamento de trabalho e, por isso, o atendimento é das 13h às 18h. O endereço é rua 13 de Maio com a Prefeito Schneider, no bairro São Luiz, no antigo prédio do Fórum.