Depois de um ano são retomadas as atividades do Centro Dia do Idoso de São Borja

Depois de um ano são retomadas as atividades do Centro Dia do Idoso de São Borja

A unidade conta com 12 vagas à disposição

Fred Marcovici

publicidade

Depois da suspensão de atividades por mais de um ano, em consequência das restrições provocadas pela pandemia da Covid, o Centro Dia do Idoso de São Borja, na Fronteira-Oeste do RS, retomou seus os atendimentos. A unidade, com 12 vagas à disposição, funciona em instalações do antigo Centro Social Urbano (CSU), no bairro Itacherê, que foram reformadas nos meses em que esteve desativado. O serviço é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O retorno acontece respeitando todos os protocolos sanitários de proteção.

O prefeito Eduardo Bonotto diz que a volta do Centro Dia é “fato bastante representativo, pois, além da relevância social que representa, mostra que aos poucos estamos superando a pandemia”. A secretária titular da SMDS, Luciane Bidinoto, explica que, das 12 vagas oferecidas, duas serão postas à disposição do Poder Judiciário. Nas outras 10 vagas, a ocupação, inicialmente, será em dois grupos, de maneira alternada ao longo da semana, para evitar aglomerações. Já os atendimentos, normalmente prestados das 7h às 18h, serão, nesta etapa inicial, em período mais curto, até as 13h30min.

Os idosos, a partir dos 60 anos, são apanhados por veículo da prefeitura, às 7h, e levados ao centro de convívio. Na unidade de atendimento, recebem café da manhã, lanche e almoço. Ainda participam de atividades de integração, entretenimento e, quando possível, também desenvolvem alguma atividade produtiva, como artesanato. Os idosos recebem o apoio e acompanhamento de monitores da Secretaria de Desenvolvimento Social. Na área de saúde, a assistência, se necessária, será através da ESF 4 que funciona no mesmo prédio do CSU.

Nos últimos meses, aproveitando a suspensão de atividades pela pandemia, o Centro Dia do Idoso foi todo reformado e teve sua infraestrutura melhorada pela administração. Em área anexa ao local foi implantada uma calçada, como ambiente de lazer, para ampliar a comodidade e circulação do público assistido, inclusive em atividades recreativas.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895