Detectadas variantes P1 e P2 da Covid-19 em São Borja

Detectadas variantes P1 e P2 da Covid-19 em São Borja

Os cuidados de prevenção para as novas cepas são os mesmos

Correio do Povo

publicidade

O Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) e a 12ª Coordenadoria Regional em Saúde (12ª CRS) informaram que foi confirmado que já circula desde o início de março as variantes P1 e P2 da Covid-19 em São Borja. O dado consta em boletim genômico feito por sequenciamento em amostragem de coletas de RT-PCR.

A variante P1, identificada pela primeira vez em Manaus, e a variante P2, identificada pela primeira vez no Rio de Janeiro, têm mudanças que tornam o coronavírus mais contagioso, o que aumentou o número de casos, óbitos e reinfecções inclusive entre as pessoas que já se recuperaram da Covid-19. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirma que frente ao cenário vivenciado no município no mês de março de 2021, esse diagnóstico veio para confirmar o que os especialistas já previam como possível, pelo elevado número de óbitos, casos confirmados e internações. A SMS explica que o manejo ao paciente grave contaminado com as novas cepas é o mesmo, seguindo os protocolos. O que mudou foi o perfil clínico e a gravidade, bem como sua evolução que é mais rápida. Além disso, os sintomas permanecem respiratórios em fase inicial.

Os cuidados de prevenção a essas variantes do vírus precisam ser redobrados, mas continuam os mesmos como por exemplo, evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência, manter como rotinas de segurança no local de trabalho e não descumprir o isolamento domiciliar. É importante que a população colabore com os serviços de saúde para que não haja um novo aumento no número de casos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895