Dia D marca outubro rosa em Novo Hamburgo
capa

Dia D marca outubro rosa em Novo Hamburgo

Serão realizados exames preventivos, além de atividades direcionadas ao bem estar feminino

Por
Stephany Sander

Serão realizados exames preventivos, além de atividades direcionadas ao bem estar feminino

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, na região Metropolitana, promove neste sábado o ''Dia D'', dentro das atividades do Outubro Rosa. Neste dia, todas as unidades de saúde do município estarão abertas, realizando exames e atividades destinadas ao público feminino, com o objetivo atingir as mulheres que não conseguem acessar as unidades durante a semana. ''O objetivo é conscientizar as mulheres, de diferentes idades, da importância prevenção'', relata Roberta Andrea Frank, coordenadora da Secretaria de Saúde da Mulher.

Ela salienta que no sábado, serão realizados exames preventivos, de câncer de colo de útero, mamas, e doenças infecciosas. Além disso ocorrerão ações de saúde e bem-estar com massagistas, maquiadores e manicures, realização de testes rápidos de Sífilis/HIV/Hepatite B/Hepatite C, orientação nutricional, avaliação odontológica, além apresentações musicais.

As atividades ocorrerão na Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Outubro Rosa é a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar sobre a importância da prevenção. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.