Dia do Patrimônio Municipal acontece neste final de semana em Pelotas
capa

Dia do Patrimônio Municipal acontece neste final de semana em Pelotas

Evento ocorre há sete anos consecutivos

Por
Angélica Silveira

Theatro Sete Abril em Pelotas faz parte do patrimônio municipal

publicidade

Pelo sétimo ano consecutivo, o município de Pelotas promove uma série de atividades com objetivo de valorizar a cidade, sua história e suas raízes culturais. A programação diversificada do Dia do Patrimônio inicia nesta sexta e se estende até domingo. O tema do evento é Etno Cidade Pelotas.

A iniciativa busca atrair a população para os prédios do Centro Histórico e outros locais, estimulando a ocupação e preservação desses espaços públicos. Neste ano, o dia do Patrimônio evidencia os diferentes povos envolvidos na construção da cidade e suas características refletidas entre os Pelotenses. O evento conta com visitas guiadas e gratuitas em 30 prédios localizados no Centro Histórico e outros locais, além de exposições, mostra de cinema, apresentações artísticas e culturais, como teatro, dança e música. Dois tablados serão instalados, um na rua Lobo da Costa, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura com apresentações no sábado das 12h às 18h e outro no Museu Parque da Baronesa, no domingo das 13h às 18h.

Para o Dia do Patrimônio, os prédios e monumentos históricos tombados já estão identificados com bandeiras nas cores verde (prédios tombados pelo Governo Federal), vermelho (para prédios tombados pelo Estado) e azul (para tombamento municipal). As bandeiras amarelas sinalizam os locais onde haverá programação neste final de semana.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Giorgio Ronna, será uma oportunidade para os pelotenses e visitantes conhecerem e celebrar a arquitetura, as tradições e inovações de Pelotas. “Em maio do ano passado, o IPHAN tombou o conjunto histórico de Pelotas como patrimônio cultural brasileiro assim como registrou as tradições doceiras do município como patrimônio cultural imaterial do Brasil”, observa.

O dia do patrimônio de Pelotas serviu como modelo para o dia do patrimônio estadual, que ocorre pela primeira vez neste ano. Ele foi instituído em 2013 pela atual secretária de cultura do Estado, Beatriz Araújo, quando era titular da pasta no município. Para Ronna, o Dia do Patrimônio é um sucesso absoluto desde sua primeira edição. “Recebemos em torno de mil visitantes por dia nos casarões, então a expectativa é alta. Batemos um recorde de agentes do patrimônio. Um trabalho voluntário que neste ano chegou a 130 inscritos. Os agentes são pessoas interessadas que mediam visitações e exposições que ocorrem no período”, explica.