Divina Providência de Frederico Westphalen terá primeiro ambulatório de cirurgia geral

Divina Providência de Frederico Westphalen terá primeiro ambulatório de cirurgia geral

Incremento no hospital deverá ser feito ainda este ano

Agostinho Piovesan

Divina Providência deverá efetuar ao menos 30 procedimentos cirúrgicos por mês

publicidade

Antes do final deste ano deve ser implantado o primeiro ambulatório regional do Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen, no Norte do Estado. A assinatura do contrato entre o HDP e a Secretaria de Saúde do Estado ocorreu na quinta-feira, na sede da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) com sede na cidade. O presidente do HDP, Ayres Rizzi, disse que o serviço de cirurgia geral vai atender mais de 20 municípios de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde. A primeira estrutura nesses moldes funciona na cidade de Três Passos.

• Aumentar doação de órgãos é um dos objetivos da Saúde no RS


“O incentivo recebido será de R$ 53,4 mil mais a produção da casa de saúde assim que publicado o convênio no Diário Oficial do Estado, o que deve ocorrer na próxima semana. As consultas deverão ser disponibilizadas no Sistema de Centrais de Regulação (Sisreg)”, observa Rizzi.

O presidente do HDP reiterou que esta é a primeira referência ambulatorial da casa de saúde. “Estamos avançando, cortamos gastos e também procedemos readequações no sentido de recuperar as finanças do HDP e ampliar o atendimento da população local e regional”, afirmou.

• Tempo é o principal desafio do transplante de órgãos

O coordenador da 19ª CRS, Fernando Panosso, lembra que o HDP receberá mais esse incremento mensal de recursos, mas o hospital terá a responsabilidade de realizar 240 consultas por mês de segunda a sextas-feira, todas agendadas, e efetuar no mínimo 30 cirurgias todo o mês.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895