Divulgados novos calendários de imunização contra a Covid-19 em alguns municípios do RS

Divulgados novos calendários de imunização contra a Covid-19 em alguns municípios do RS

Santo Ângelo irá realizar segunda chamada para quem está com as doses em atraso

Correio do Povo

Em Canoas, cerca de 1,2 mil trabalhadores da Refap devem ser imunizados nesta terça-feira

publicidade

Das 202.850 doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen que chegaram ao Estado no final de semana, 6.175 serão destinadas à campanha de vacinação da população de Canoas, na região Metropolitana. As doses fazem parte do lote de 3 milhões de vacinas doado pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil, negociação intermediada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pelo Consórcio Conectar. O prefeito Jairo Jorge, que também atua como vice-presidente de Relações Internacionais da FNP, ressalta que como o imunizante da Janssen precisa apenas de uma dose, ele ajudará a acelerar o processo de vacinação em todo o país. "A mobilização do Conectar e da FNP junto à embaixada americana foi fundamental para garantirmos a doação de doses de Janssen ao governo brasileiro. Seguimos o trabalho para acelerar as entregas e garantir a imunização da população o mais rápido possível”, ressalta.

Nesta terça-feira, o município retoma o cronograma de aplicação das primeiras doses, com a ampliação da faixa etária para 42 anos. A vacinação acontece nas 27 unidades básicas de saúde, no turno da manhã, das 8h às 12h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e carteira com registro da primeira dose. Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos pelos canais oficiais de comunicação: 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

Também nesta terça-feira, acontece a imunização contra a Covid-19 dos funcionários da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). Cerca de 1,2 mil trabalhadores devem ser imunizados no total, que receberão apenas uma aplicação, dose única da vacina Janssen. A imunização dos trabalhadores da Refap iniciou na sexta-feira, quando 651 pessoas foram imunizadas. Para agendar a imunização, as indústrias de Canoas devem entrar em contato com a Secretaria da Saúde pelo e-mail canoasimuno@gmail.com e enviar a listagem com os nomes e CPF dos profissionais que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O cronograma é definido conforme a chegada de doses ao município.

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana, na Fonteira-Oeste, introduz, a partir desta terça-feira, um novo horário para vacinação contra a Covid-19. A etapa de primeiras doses será voltada às pessoas com 35 anos ou mais, das 18h às 21h, no “Corujão da Vacinação”. Funcionarão os postos da Escola de Educação Infantil Cecília Meireles e nas Estratégias de Saúde da Família do Cabo Luiz Quevedo (nº22) e União das Vilas (nº 07). Apresentar documento de identidade com foto, CPF e Cartão do SUS. Nesta segunda-feira apenas as segundas doses estão sendo ministradas. Até o momento, o município recebeu 74.263 doses dos imunizantes e aplicou 70.921.

Na região Noroeste, com o novo cronograma vacinal definido para esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo vai ampliar a imunização por idades nos próximos dias, seguindo corretamente o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e, em conformidade com o calendário de vacinação do Governo do Estado, em relação à aplicação das vacinas por faixas etárias.

Nesta terça-feira, das 8h às 11h, no Centro Municipal de Cultura, ocorre a segunda chamada a todas as pessoas acima de 53 anos que perderam o prazo anterior de vacinação. Na quarta-feira, a partir das 7h30min, no CTG Os Legalistas, ocorre a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas de 47 e 48 anos. No mesmo dia, à tarde, a partir das 12h30min, serão vacinadas pessoas com 45 e 46 anos. A imunização será realizada até às 16h30min. Também na quarta-feira, das 13h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde, no Setor de Ginecologia (2º piso), serão vacinadas todas as gestantes e puérperas com a primeira dose, que perderam os prazos anteriores.

Na quinta-feira, a partir das 7h30min, no CTG Os Legalistas, ocorre a vacinação das pessoas de 50 a 52 anos, em segunda chamada, que perderam o prazo anterior de vacinação. E das 12h às 16h30min, serão vacinadas com a primeira dose as pessoas com 43 e 44 anos. No sábado, a partir das 7h30min, também no CTG, ocorre a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz às pessoas de 63 e 64 anos que receberam a primeira dose da vacina no período de 13 a 15 de abril. Todas as pessoas com a vacina pendente, que receberam a primeira dose até o dia 15 de abril poderão ser vacinadas neste dia. Em todos os dias de vacinação, é necessário portar documento de identificação (RG e CPF), Cartão do SUS e Carteira de Vacinação.

*Com informações dos correspondentes Fernanda Bassôa e Fred Marcovici

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895