Dois Irmãos libera serviço de buffet em restaurantes
capa

Dois Irmãos libera serviço de buffet em restaurantes

Prefeitura considera controlada a situação da pandemia do novo coronavírus na cidade

Por
Stephany Sander

publicidade

O serviço de buffet nos restaurantes da cidade de Dois Irmãos está liberado. Na tarde dessa quinta-feira, proprietários dos locais, e de lancherias se reuniram com a prefeita Tânia da Silva para esclarecimentos do atual decreto vigente no município.

Segundo a prefeita, os casos de coronavírus estão controlados na cidade, sem novos casos nos últimos 30 dias o que viabiliza algumas flexibilizações. “Estamos buscando um equilíbrio da saúde e economia diante da pandemia. É fundamental a colaboração dos estabelecimentos e da comunidade nos cuidados com a higiene, para não propagarmos o vírus”, disse, destacando que os restaurantes podem fazer o uso do buffet, desde que os cliente sirvam o próprio alimento, utilizando máscara, luvas e respeitando as regras de distanciamento.

Os locais ainda deverão dispor de um funcionário que faça o controle das medidas de segurança e orientação aos consumidores. "Vale ressaltar que as mesas devem manter a distância de dois metros nos restaurantes, assim como os demais estabelecimentos comerciais", lembrou ela.

Além disso, o serviço de self-service deverá adotar a marcação no piso com distanciamento de 2 metros para o cliente se servir, disponibilizar álcool em gel e ofertar luva descartável ao cliente na entrada do buffet, que deverá usá-la para servir e descartá-la em lixo apropriado ao final do balcão.

Todos os utensílios como colheres, espátulas, pegadores, conchas e similares deverão ser substituídos a cada 30 minutos, e higienizado completamente, para que então retornem ao buffet. O decreto prevê ainda, a higienização rotineira do balcão do buffet.