Domingo tem exposição de histórias em quadrinhos, cinema e anime em Alvorada
capa

Domingo tem exposição de histórias em quadrinhos, cinema e anime em Alvorada

A finalidade é proporcionar acesso a eventos culturais para a população

Por
Fernanda Bassôa

publicidade

Neste domingo a comunidade de Alvorada pode aproveitar a folga para participar da 4ª edição do Gibifest, um evento cultural que reunirá mais de 20 artistas e 10 expositores, todos ligados a arte gráfica, histórias em quadrinhos, cinema e animes. A programação ampla e diversificada, acontece na sede do Sindicato dos Municipários de Alvorada, localizado na avenida Wenceslau Fontoura, 105, no bairro Nova Americana, e a entrada é apenas dois quilos de alimento não perecível.

Um dos coordenadores do Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (CAQ), professor Denílson Reis, grupo independente que há quatro anos desenvolve o projeto na cidade, conta que a ideia surgiu com a finalidade de proporcionar acessibilidade à população de Alvorada, atualmente carente de eventos culturais. “Nossa intenção é levar cultura àqueles que tem poder aquisitivo mais baixo, de uma forma quase de gratuita”, explica Reis, comentando que cerca de 70 pessoas se envolvem todos os anos na organização do evento que já chegou a reunir mais de 500 visitantes em um único dia.

O evento contará com venda de histórias em quadrinhos originais (trabalhos autorais), bótons e camisetas, além de desfile de cosplays, torneios, exposições, premiações, games e concursos de desenhos. De acordo com Reis, o domingo ainda vai contar com a participação de uma das maiores escolas de desenho do Brasil, que promoverá um concurso de desenho ao longo de toda a edição do o Gibifest. Ao final da disputa, o vencedor ganhará uma bolsa de estudos integral. Já os segundos e terceiros colocados recebem bolsas de 50 e 25%, respectivamente. “Já chegamos a arrecadar 700 quilos de alimentos. Nossa meta é chegarmos a uma tonelada de donativos. Todos serão entregues no Banco de Alimentos do Município que, posterior, repassará para entidades assistenciais, creches e casas de idosos de Alvorada.” O evento inicia as 14 horas e segue até as 19horas.