Doses de Coronavac começam a ser distribuídas para os municípios da 3ª Coordenadoria de Saúde

Doses de Coronavac começam a ser distribuídas para os municípios da 3ª Coordenadoria de Saúde

Imunizantes serão utilizados para completar vacinação com a segunda dose na região

Angélica Silveira

Remessa começou a ser distribuída nesta segunda-feira

publicidade

Chegaram na 5,100 de Coronavac na sede da 3ª Coordenadoria  Regional de Saúde, com sede  em Pelotas. As doses do imunizante devem ser usadas para a completar a imunização daqueles que estão com a aplicação atrasada. O primeiro dos 22 municípios da região a anunciar uma iniciativa para isto foi Canguçu. A ação ocorrerá nesta terça-feira e será voltada para  pessoas que receberam a primeira aplicação de Coronavac em 27 de março ou anterior a esta data e que tenham idade igual ou superior a 67 anos. A iniciativa acontece no Ginásio de Esportes, das 13h às 16h. Para Canguçu estão sendo disponibilizadas 410 doses. 

Na cidade vizinha de Piratini a aplicação das 130 doses será nesta terça-feira, das  8h30min às 11h, no Salão Paroquial da Igreja Católica. “Com estas doses conseguiremos atender a um  grupo específico de pessoas que  estão aguardando pela segunda imunização”, diz o secretário de saúde do município, Cacio Segato. A ação é voltada para aqueles que receberam  a primeira dose até 26 de março independente da idade e quem fez a primeira dose dia 27 de março e tem 67 anos ou mais.  Para São Lourenço do Sul  foram disponibilizadas 260 doses, quantidade considerada insuficiente pela Secretária Municipal de Saúde, Adriane Hüber Martins. 

Segundo ela precisaria de no mínimo 600 para realizar uma ação e abrir o público que é a segunda dose para idosos de 67 e 68 anos que  deveriam ter  completado a imunização no dia 29 de abril. “Foi o nosso primeiro público faltante. Vamos  guardar estas  260 doses e esperar uma nova remessa para ver se é possível abrir a vacinação para este grupo”, justifica. Pelotas, a maior cidade da região, recebeu 2590 doses de Coronavac nesta  segunda-feira. A  imunização de idosos com 69 anos ou mais que estão com a segunda  dose em atraso acontece  na  próxima quinta-feira, com um  drive-thru no Centro de Eventos Fenadoce, das 9h às 17h. 

Para completar a imunização é necessário apresentar carteira de vacinação, ou comprovante da primeira dose e  documento de identidade com foto. Quem for do grupo  solicitado e não puder participar da iniciativa, poderá ir a qualquer uma das sete escolas municipais (Balbino Mascarenhas, Pelotense, Fernando Osório, Ferreira Viana, Afonso Vizeu, Francisco Carúcio e Francisco Barreto) levando  os mesmos documentos na próxima segunda-feira entre 10h e 15h. 

Em Rio Grande, a aplicação acontece nesta quarta-feira. Vão receber as doses pessoas com 69 anos ou mais que já tenham recebido a primeira dose do imunizante há mais ou menos um mês. Para aplicar as  vacinas será montado um drive-thru no Praça Shopping. Também haverá vacinação no Ipiranga Atlético Clube e na Escola Wanda Rocha. As ações ocorrem entre 9h e 12h.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895