Drive-thru da Reciclagem Solidário acontece neste sábado em Canoas

Drive-thru da Reciclagem Solidário acontece neste sábado em Canoas

Intenção da atividade é despertar a consciência ambiental tendo em vista a importância da separação do lixo

Fernanda Bassôa

O material coletado será encaminhado para descarte correto e beneficiará diferentes instituições da cidade

publicidade

Neste sábado acontece a segunda edição do Drive-Thru da Reciclagem Solidário, no Centro de Canoas, na região Metropolitana. A ideia do evento é arrecadar o maior número de tampinhas plásticas, óleo de cozinha usado, eletroeletrônicos em desuso, restos de papel, papelão, plásticos, metais e vidros. O material coletado será encaminhado para descarte correto e beneficiará diferentes instituições da cidade, auxiliando na geração de emprego e renda de milhares de famílias em todo o Estado. Neste ano, além dos materiais, a ação – que acontece na Rua Dr. Barcelos, 950, das 14h às 18h – também estará recebendo alimentos não-perecíveis que serão doados para famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, fato que tem se intensificado ainda mais em momento de pandemia.

De acordo com a embaixadora do Instituto Lixo Zero Canoas, a bióloga sanitarista, Jaíza Frias Pedroso, a intenção da atividade é despertar a consciência ambiental tendo em vista a importância da separação do lixo, dando o destino correto para os materiais, enfatizando a sustentabilidade e os benefícios de tais ações para o meio ambiente. “Trabalhamos em cima de três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Além disso, tem a questão da solidariedade. A ideia é que juntos possamos construirmos uma cidade mais sustentável e solidária.”

As tampinhas plásticas serão destinadas a ONG Parceiros Voluntários; o óleo de cozinha beneficiará a ONG Transformar RS e o Canoas Lixo Zero; os resíduos eletroeletrônicos serão destinados à Cooperativa de Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos (Coopertec RS), e os demais materiais recicláveis, como papel, papelão, metal, plástico e vidro serão destinados à Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coopcamate). Na primeira edição, realizada em outubro de 2020, foram arrecadadas mais de uma tonelada de itens eletrônicos, mais de 200 litros de óleo de cozinha e 250 quilos de tampinhas. A ação é uma iniciativa Canoas Lixo Zero, em parceria com as ONGs Parceiros Voluntários de Canoas, Transformar RS e apoio da CICS Canoas. O Drive-Thru da Reciclagem Solidário também é alusivo ao Dia Internacional da Reciclagem, comemorado oficialmente em 17 de maio.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895