Entidade se mobiliza para garantir a recuperação de prédio histórico em Passo Fundo

Entidade se mobiliza para garantir a recuperação de prédio histórico em Passo Fundo

A escola, com duas salas de aula, foi construída na década de 50

Por
Agostinho Piovesan

O prédio histórico deverá ser recuperado pela prefeitura


publicidade

O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) de Passo Fundo, no Norte do Estado, está mobilizado para garantir a recuperação e preservação da antiga Escola Padre Antônio Vieira (Brizoleta), localizada na localidade de Nossa Senhora da Paz, interior do município.

Segundo o diretor do GESP, Paulo Fernando Cornelio, a Escola Municipal Padre Antônio Vieira, passou a fazer parte do Patrimônio Histórico Cultural de Passo Fundo, através da Lei nº 2.535 de seis de outubro de 1989. “A edificação, distante 10 km da cidade e atualmente desocupada, representa uma época relevante da história política e educacional da nossa história gaúcha, a única Brizoleta ainda com os seus aspectos originais, cuja estrutura precisa de uma recuperação urgente, antes que se deteriore definitivamente”, disse.

A escola, com duas salas de aula, foi construída na década de 50, quando Leonel de Moura Brizola era governador do Rio Grande do Sul. Por isso, a denominação ‘Brizoleta’.

Cornelio informou que um levantamento realizado no local indica que a edificação apresenta problemas no beiral que está destruído e apodrecido, telhas foram retiradas e quebradas, a acessibilidade está em mau estado de conservação e portas foram destruídas. “Além disso constata-se que a área útil encontra-se em péssimo estado de conservação e limpeza, vidros foram quebrados, o assoalho está apodrecido, existe a necessidade de pintar a estrutura”, detalha.

A direção do GESP enviou ofício à 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de Passo Fundo, no qual relata as condições do prédio e solicita apoio no sentido de levar a Administração Municipal a tomar as providências necessárias para recuperar e garantir a preservação do patrimônio cultural.

Prefeitura

Conforme a secretária de Planejamento de Passo Fundo, Ana Paula Wickert, o município está tratando da questão da Brizoleta, que foi restaurada em 2009 e repassada para a comunidade fazer uso da edificação. “No momento, estão sendo feitos os levantamentos para verificar a situação da edificação e desenvolvido um plano de intervenção imediata para barrar a degradação”, afirmou.

Ana Paula Wickert informou, ainda, que em paralelo o Poder Público está iniciando o projeto de recuperação da edificação e lembrou que a escola está construída em lugar remoto, fora da zona urbana do município, mas que providências serão tomadas visando sua preservação.

Brizoleta

O Rio Grande do Sul, de 1959 a 1963 foi governado por Leonel Brizola, antigo PTB. Nesse período, o governo implementou o projeto educacional “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”. Foram construídos prédios escolares que ficaram conhecidos como ‘Brizoletas’ ou ‘escolinhas do Brizola’.