Espaço Cultural de Dois Irmãos recebe ações de modernização

Espaço Cultural de Dois Irmãos recebe ações de modernização

Também estão sendo realizadas ações de pesquisa para a constituição do Memorial Antiga Matriz de São Miguel

Stephany Sander

Mesmo ainda sem previsão de abertura das portas ao público, o Espaço Cultural mantém-se ativo e em funcionamento

publicidade

O Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, em Dois Irmãos, está recebendo ações de qualificação e modernização de seu espaço. Iniciados em 2017 com a realização do Projeto Equipar 1, os serviços agora estão na fase dois e compreendem melhorias no palco e as áreas expositivas, além do investimento em equipamentos de segurança. Aliado as melhorias, foram adquiridos equipamentos de sonorização e iluminação cênica que permitirão atender, por exemplo, às necessidades usuais de combinação musicais de médio porte, sem a necessidade de contratar a locação dos equipamentos.

Já, na Galeria e Mezanino, locais disponíveis para a realização de diferentes modalidades, como de artes visuais, de memória e patrimônio, foi realizada a instalação de iluminação apropriada, possibilitando que a visitação também possa ser realizada no período da noite, sem prejuízo de uma fruição adequada dos objetos expositivos. Além disso, foi feita a instalação de equipamentos de vigilância, como câmeras e alarmes, que visam aumentar a segurança, bem como de seu acervo permanente e temporário.

Mesmo ainda sem previsão de abertura das portas ao público, em função da pandemia do novo coronavírus, o Espaço Cultural Antiga Matriz mantém-se ativo e em funcionamento. Além da promoção de atividades culturais feitas para exibições on-line, como dois produtos audiovisuais - o documentário Memórias e História - 150 Anos da Antiga Igreja Matriz de São Miguel e a Produção da Temporada Cultural, nesta edição em formato de websérie -, também estão sendo realizadas ações de pesquisa para a constituição do Memorial Antiga Matriz de São Miguel, bem como ações de qualificação em sua estrutura.

Algumas melhorias são decorrência da contemplação de projeto encaminhado pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), responsável pelo desenvolvimento das atividades e gestão do equipamento cultural e tem financiamento com recursos da lei federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895