Estoques de sangue estão baixos em Pelotas

Estoques de sangue estão baixos em Pelotas

A queda nas doações chega a 50%

Angélica Silveira

publicidade

Dois bancos de sangue de Pelotas estão com os estoques baixos. Na unidade junto à Santa Casa de Misericórdia, há necessidade de todos os tipos, mas principalmente A e O. São recebidas 20 doações diárias, quando o ideal seriam entre 30 e 40. O local abre normalmente, com todos os cuidados devido à pandemia do coronavírus, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. O serviço também atende os hospitais Beneficiência Portuguesa, Miguel Piltcher, Clinicamp, Unimed e Hospital Escola da UFPel. Para doar, a pessoa não pode ter viajado recentemente ao exterior ou a cidades onde há surto de Covid-19, não pode estar tomando antibiótico nem estar resfriado.

No Hemocentro de Pelotas (Hemopel), que atende 13 hospitais de cidades das regiões Sul e Campanha, o estoque está baixo, principalmente de O positivo e O negativo. “Estão diminuindo as doações e as projeções são de aumento nos casos de Covid-19, o que deve deixar mais pessoas sem poder doar sangue,” diz a coordenadora do local, Gisele Pinto. Desde o início da pandemia a queda foi de 50%. “Antes, a demanda havia diminuído, pois as cirurgias eletivas estavam suspensas. Como semana passada, elas foram liberadas, a demanda por bolsas de sangue deve aumentar também.”

Gisele lembra que os doadores não podem ter tido contato com pessoas com suspeita de coronavírus antes da doação. O Hemopel funciona na avenida Bento Gonçalves, 4569, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com medidas de segurança e distanciamento para receber o público.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895