Estudantes instalam equipamentos nas imediações da BR 116 para obter dados sobre a qualidade do ar

Estudantes instalam equipamentos nas imediações da BR 116 para obter dados sobre a qualidade do ar

Próximos pontos de coleta serão no Parque de Exposições Assis Brasil e no bairro Três Portos, 


Fernanda Bassôa

Os coletores permanecem por 24 horas em cada local estudado

publicidade

Estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Ulbra, em Canoas, instalaram dois equipamentos nas imediações da BR 116, no trecho que compreende a cidade de Esteio, com a finalidade de medir e classificar a qualidade do ar. Os aparelhos, implantados em três diferentes pontos com ajuda das equipes da Secretaria do Meio Ambiente esteiense, vão coletar partículas suspensas no ar. 

De acordo com os acadêmicos, dois tipos de aparelhos estão sendo utilizados para captura de materiais sólidos ou líquidos que passam na atmosfera. O primeiro capta as partículas totais suspensas, na forma de poeira, neblina, aerossol ou fuligem, sejam elas de pequeno ou de grande volume. O segundo, por sua vez, coleta elementos com até dez micrômetros (o equivalente a 0,01 milímetro). Os equipamentos não permitem a análise de gases. A primeira coleta aconteceu no bairro Novo Esteio. 

Os coletores permanecem por 24 horas em cada local estudado. Um dos trabalhos fará o monitoramento da qualidade do ar e o outro pretende verificar as manchas de dispersão, apontando para quais regiões os poluentes vindos da BR-116 tendem a se deslocar. “Esse é um piloto de uma parceria que pretendemos estabelecer com a universidade. Os dados gerados pelo estudo serão repassados, sem custo, para a secretaria. Eles serão utilizados em futuras avaliações sobre o ar no Município e para trabalhos de planejamento. Em troca, conseguimos os locais para fazer a medição, realizamos o transporte dos equipamentos e acompanhamos as medições”, explica o titular da SMMA, William Papi. 

Os próximos locais onde a coleta será feita são no Parque de Exposições Assis Brasil e no Bairro Três Portos, na altura do km 255 da rodovia.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895