Eventos marcam o Dia da Mulher no interior do Rio Grande do Sul
capa

Eventos marcam o Dia da Mulher no interior do Rio Grande do Sul

Uruguaiana sedia a Marcha em Defesa dos Direitos e da Vida a partir das 11h

Por
Correio do Povo

Em Estância Velha será inaugurado o Cartório da Mulher


publicidade

Diversas atividades vão marcar o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, no Estado. Em Estância Velha, será inaugurado o Cartório da Mulher, na Sala Lilás, na delegacia do município. O local se destina ao acolhimento especial das mulheres vítimas de violência, que, segundo a Polícia Civil, representam cerca de 400 casos anuais na cidade. A ação é iniciativa da administração municipal com o Judiciário e a Polícia. “A inauguração é um passo importante para a consolidação do Centro de Referência da Mulher, que também vai passar a funcionar em breve”, explica a prefeita Ivete Grade. 

Conforme a inspetora Débora Botta, a criação da rede de atendimento após registro de ocorrência é fundamental para que as mulheres recebam assistência continuada e que tenham nova perspectiva de mudança na vida delas. O Centro de Referência vai funcionar na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Em Uruguaiana, a Marcha em Defesa dos Direitos e da Vida da Mulher ocorre, às 11h, com concentração em frente à Biblioteca Municipal. Logo após, haverá caminhada no entorno da praça Barão do Rio Branco. A programação é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial da cidade e Coletivo Mundo com Mulheres. Já a Secretaria Municipal de Saúde realizará durante o dia trabalho de prevenção ao HIV, sífilis e hepatite B e C, na praça Barão do Rio Branco. Das 9h às 12h, advogadas da OAB Mulher prestarão informações sobre a Lei Maria da Penha, na sede da entidade, na Esplanada da Justiça. 

Em São Borja, equipes da Secretaria de Saúde realizam atividades de orientações de prevenção a doenças na Praça da Lagoa. Também serão oferecidos aferição de pressão e agendamento de exames, além de orientações dos grupos de convivência. Já em Santa Maria, três unidades de saúde terão atendimento diferenciado para o público feminino. As ações serão na Policlínica Central Erasmo Crossetti e nas ESFs Alto da Boa Vista e da zona Sul. Já na praça Saldanha Marinho, às 17, estudantes promovem encontro tendo como tema a aposentadoria.

Em Passo Fundo, haverá distribuição de panfletos e caminhada luminosa, das 13h às 20h, na Praça do Teixeirinha. Às 14h, ocorrem palestras no Cras, Cras 2 e Creas. Já na cidade de Casca, acontece o Encontro Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais, das 9h às 16h, uma realização do Sindicato Rural de Passo Fundo.

Como parte da programação em Taquara, que se estende até o dia 28, pode ser visitada a exposição “Ancestralidade”, da artista plástica Luci Diefenbach, na Câmara de Vereadores. Hoje, às 14h, no Senac, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com a entidade, promove palestra para as servidoras. Às 19h, ocorre a “Noite das Mulheres”, com atividades da Câmara. 


Na cidade de Vacaria, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove programação, das 8h30min às 11h, no Mercado Público. Haverá atendimentos de entidades e homenagens. Em Carlos Barbosa, ocorre palestra no Centro de Convivência do Idoso, às 14h. Também haverá atividades no Calçadão, durante a tarde, e no Parque da Estação, das 18h às 23h.