Exército se alia a força-tarefa após chuvas em Santa Cruz do Sul

Exército se alia a força-tarefa após chuvas em Santa Cruz do Sul

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado disponibilizou efetivo e veículos para auxiliar atingidos pelo temporal da semana passada

Otto Tesche

Pelotão integrou-se ao grupo de trabalho a fim de agilizar a entrega de donativos

publicidade

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) de Santa Cruz do Sul disponibilizou efetivo e veículos para a força-tarefa da prefeitura com o objetivo de agilizar a entrega de móveis, eletrodomésticos, colchões e demais doações aos moradores atingidos pela chuva da última quinta-feira. Além de três caminhões, integraram-se ao grupo de trabalho três sargentos, dois cabos e 17 soldados.  

Além do 7º BIB, os trabalhos de reparação dos estragos pela enxurrada e de ajuda às famílias atingidas contam com o apoio do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, secretarias municipais e grupos de voluntários. “Todos os setores da sociedade estão mobilizados para prestar um rápido atendimento aos moradores da nossa cidade. Esta união e trabalho em equipe está muito bonita”, ressaltou a prefeita Helena Hermany, que na manhã desta terça-feira acompanhou a chegada da equipe do 7º BIB.  

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul ainda aguarda os levantamentos da Defesa Civil, secretarias municipais e entidades empresariais sobre os estragos causados pela chuva. Com base nesses dados haverá a decisão de decretar ou não situação de emergência no município. A prefeita solicitou que as empresas atingidas informem à Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) os dados e números dos prejuízos. “Nós sabemos que muitas empresas tiveram os seus estabelecimentos invadidos, muito comércio teve prejuízos, então pedimos que todos façam esse levantamento”, disse.  

Caso a situação de emergência seja decretada, o município terá uma linha de crédito especial da Caixa Econômica Federal, com juros menores e prazos estendidos, para auxiliar os empreendimentos. Além disso, as pessoas físicas atingidas também terão direito de sacar o fundo de garantia. O prazo para decretar ou não situação de emergência termina na próxima sexta-feira.  

O Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest segue com o recebimento de doações. A Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte informou que já está com um bom estoque de roupas. A maior necessidade são alimentos, colchões, móveis e eletrodomésticos. O balanço mais recente de ações ponta que houve o atendimento de 817 famílias no Pavilhão 3 e nos Cras Beatriz e Integrar, a entrega de 817 cestas básicas e 258 famílias solicitaram móveis. A Defesa Civil distribuiu 550 metros de lona de fez 45 vistorias técnicas de engenharia em residências. A Guarda Municipal registrou 312 atendimentos e ocorrências. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895