Exames de mamografia marcam ações da Campanha Outubro Rosa em Canoas

Exames de mamografia marcam ações da Campanha Outubro Rosa em Canoas

Os exames de mamografia devem ser agendados previamente e seguirão a ordem dos pacientes da fila de espera

Fernanda Bassôa

Campanha teve início com o acendimento das luzes na Praça do Avião

publicidade

Todos os sábados do mês de outubro o Hospital Universitário de Canoas vai realizar pelo menos 30 mamografias por dia, em alusão ao mês dedicado à saúde da mulher. Ao todo, serão ofertadas 150 mamografias extras pelo SUS. Esta é uma das ações que compõem a vasta programação da Campanha Outubro Rosa, que teve início no dia 1º de outubro, com o acendimento das luzes na Praça do Avião, na área central da cidade.

Os exames de mamografia devem ser agendados previamente e seguirão a ordem dos pacientes da fila de espera. De acordo com a Administração municipal, o objetivo das atividades – que ocorrerão de forma descentralizada e em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas - é alertar, principalmente, sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Um mutirão de atendimentos acontece em 30 de outubro, “Dia D” do Outubro Rosa em Canoas. Na data, os 27 postos de saúde e o Centro de Referência Saúde da Mulher estarão abertos para receber o público feminino. Será possível realizar consultas médicas e odontológicas, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, além da coleta de citopatológico, marcação de mamografias e exames clínicos da mama. Os locais funcionarão das 8h às 17h, sem necessidade de marcação prévia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895