Fábio Branco é empossado prefeito de Rio Grande

Fábio Branco é empossado prefeito de Rio Grande

É a terceira vez que ele comandará o Executivo da cidade

Angélica Silveira

No início da noite ocorreu a cerimônia de transmissão de cargo no Salão Nobre Deputado Carlos Santos no prédio da Prefeitura

publicidade

Na tarde deste dia 1º ocorreu a posse de Fábio Branco como prefeito de Rio Grande. Ele assumiu o comando da cidade pela terceira vez. Branco foi empossado juntamente com o vice-prefeito Sérgio Webber e os 21 vereadores eleitos em novembro de 2020 em cerimônia fechada na Câmara de Vereadores.

No início da noite ocorreu a cerimônia de transmissão de cargo no Salão Nobre Deputado Carlos Santos no prédio da Prefeitura. Na oportunidade ocorreu a nomeação dos 17 novos Secretários Municipais. Alguns irão assumir mais de uma secretaria.

Nas próximas semanas um projeto de lei do Executivo será enviado à Câmara solicitando uma Reforma Administrativa oficializando a fusão de pastas, com a consequente alteração nas atribuições de algumas secretarias.

Como medida de prevenção à Covid-19, a cerimônia não contou com a presença de autoridades convidadas. Apenas o diretor do Portos RS, Fernando Estima que representou o Governador Eduardo Leite, os agora ex-prefeito Alexandre Lindenmeyer, sua esposa Eunice, o ex-vice-prefeito Renato Mattos Gomes, os atuais mandatários da cidade e suas esposas e o novo quadro de secretários municipais participaram da solenidade. Após a leitura da ata do evento, Gomes falou sobre a alegria de ter contribuído como vice-prefeito. “Fui leal e fiel e quero desejar que o novo prefeito faço uma gestão de sucesso pela nossa cidade”, disse.

Ele assinou a ata assim como Lindenmeyer que falou que não conseguiu realizar tudo o que desejava a frente da prefeitura, mas conseguiu fazer muito nas mais variadas políticas públicas. “Foram oito anos intensos. Desejo ao prefeito Fábio sucesso na caminhada, pois a comunidade precisa continuar avançando e superando adversidades”, concluiu. Lindenmeyer saiu do evento com gritos de apoio. Após os secretários um a um receberem o termo de posse, Webber afirmou que ser vice-prefeito é a sua maior missão de cidadania.  ‘Queremos fazer uma gestão inovadora e comprometida com o futuro da cidade”, garantiu. 

O atual prefeito garante que a população pode esperar da nova administração muito trabalho. “Temos muitos desafios pela frente e o maior ainda é a pandemia e o pós-pandemia. Nossa equipe é coesa e a ideia é desburocratizar para Rio Grande atrair novos investimentos e trazer esperança para a cidade.  Montamos uma equipe qualificada para dialogar, ouvir e construir soluções em busca do crescimento de Rio Grande”, observa.

Para ele, as pessoas esperam que os novos mandatários da cidade possam dar todas as respostas que elas necessitam. “Tenho consciência da complexidade da missão. O maior sonho de um governante é deixar um legado ao sair, mas antes de tudo é preciso fazer o básico. Nosso sonho para o futuro é proporcional ao amor que temos por Rio Grande”, observou. Fabio Branco é ex-deputado estadual. Ele começou na vida pública como presidente da Colônia de Pescadores Z1, em Rio Grande. No ano 2000, aos 29 anos, foi eleito pela primeira vez como prefeito, dando sequencia ao legado do tio, o ex-deputado federal e ex-prefeito Wilson Mattos Branco.

A aprovação do primeiro governo contribuiu para eleição do primo Janir Branco com seu sucessor, em 2004. Em 2005, o atual prefeito foi Secretário de Obras e Viação e chefe de gabinete do prefeito. Em 2008 foi eleito para o segundo mandato. Em 2012 presidiu a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Em 2014 foi eleito deputado estadual pela primeira vez obtendo a maior votação entre os parlamentares do MDB. Em 2018 foi reeleito deputado estadual, período no qual liderou a bancada do partido.

Na eleição de novembro Branco e Webber integraram a coligação O Rio Grande que queremos formada pelo MDB, PSDB, PP, PTB, PSC, Republicanos, Patriota, Solidariedade e Podemos. Eles foram eleitos com 43952 votos (44,48%). No final da solenidade, Branco se reuniu com os novos secretários para dar início a gestão.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895