Famílias deverão sair de áreas da ERS 118 em Sapucaia do Sul

Famílias deverão sair de áreas da ERS 118 em Sapucaia do Sul

São cerca de 300 pontos, entre moradias e comércios, espalhados entre os km 0 e 5

Fernanda Bassôa

Os moradores já foram notificados da ordem de despejo

publicidade

A Justiça determinou que as áreas ocupadas irregularmente na faixa de domínio da ERS 118, em Sapucaia do Sul, sejam reintegradas ao Estado para que o governo possa dar continuidade às obras de duplicação da rodovia. São cerca de 300 pontos, entre moradias e comércios, oriundos de recentes ocupações, espalhados entre os km 0 e 5. A medida será cumprida por oficiais de Justiça, Brigada Militar e equipes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em data ainda não definida.

O superintendente do Daer, Ernesto Luiz Vasconcellos Eichler, informou que o levantamento feito pelas equipes apontou que a maioria dos ocupantes já foram ou são beneficiários de aluguel social. “Pessoas que já foram retiradas, que ganharam o benefício e agora voltaram a ocupar a faixa. A partir disso, não têm direito. De modo geral, o Departamento vai prestar todo auxílio de transporte de móveis e objetos pessoais para outro local. Daremos assistência com caminhões, retroescavadeiras e tratores.” A Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado informou que ainda não foi feito nenhum tipo de solicitação com relação a novos alugueis sociais para a área da 118.

Maria Maquele, uma das lideranças da comunidade e que atualmente recebe aluguel social por ter sido removida da área de domínio da ERS, diz que os moradores já foram avisados sobre a reintegração e notificados com ordem de despejo. “O prazo que a Justiça deu foi de 15 dias. Alguns moradores estão revoltados e, inclusive, entraram com ação de indenização contra o Estado.”

A Secretaria de Transportes informa que a licitação para a duplicação e restauração da estrada entre os km 0 e 5 está em fase de análise de documentos das empresas participantes. O trecho corresponde à última etapa dos 21,5 quilômetros de extensão total dos serviços, que vão desde o entroncamento da BR 116 em Sapucaia do Sul até o encontro com a Freeway (BR 290) em Gravataí. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895